Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 5 n. 2 (2007): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 05(2), 2007; 149-162
Palavras-chave:
Ambiente; Complexidade; Percepções; Modelo de modelo de Rasch; Empresas de turismo; Direcção estrategica
Resumo: O ambiente das organizações turísticas deve ser diagnosticado, além do dinamismo, considerando a complexidade. O objectivo deste trabalho é analisar a possível existência de diferenças significativas na complexidade do ambiente empresarial entre 2001 e 2003. A abordagem metodológica parte das propostas de Rasch (1960, 1980) e nos leva a considerar a complexidade como uma variável latente. A amostra utilizada é composta por gestores de empresas turísticas nas Canárias (Espanha). Os resultados destacam as características da demanda e os com- petidores como as variáveis mais complexas. As diferenças significativas que se observam entre os anos limitam-se às barreiras físicas, à dependência externa e à atitude perante a empresa.