Publicações de Turismo
Nova busca:        


Factores determinantes da complexidade do ambiente da empresa turística. Análise das percepções durante o período 2001-2003 nas Canárias
 
     Factores determinantes da complexidade do ambiente da empresa turística. Análise das percepções durante o período 2001-2003 nas Canárias
     Determinants of the complexity of the tourist business environment. Analysis of perceptions during the period 2001-2003 in the Canary Islands
     Factores determinantes de la complejidad del entorno de la empresa turística. Análisis de las percepciones durante el periodo 2001 a 2003 en Canarias


Autor(es):
Yanes Estévez, Vanessa
Oreja Rodríguez, Juan Ramón


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 5 n. 2 (2007): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 05(2), 2007; 149-162

Palavras-chave:
Ambiente; Complexidade; Percepções; Modelo de modelo de Rasch; Empresas de turismo; Direcção estrategica


Resumo: O ambiente das organizações turísticas deve ser diagnosticado, além do dinamismo, considerando a complexidade. O objectivo deste trabalho é analisar a possível existência de diferenças significativas na complexidade do ambiente empresarial entre 2001 e 2003. A abordagem metodológica parte das propostas de Rasch (1960, 1980) e nos leva a considerar a complexidade como uma variável latente. A amostra utilizada é composta por gestores de empresas turísticas nas Canárias (Espanha). Os resultados destacam as características da demanda e os com- petidores como as variáveis mais complexas. As diferenças significativas que se observam entre os anos limitam-se às barreiras físicas, à dependência externa e à atitude perante a empresa.