Publicações de Turismo
Nova busca:        


Política de património cultural. Região vinícola do Alto Douro - Património Mundial. Há algum argumento a favor do reforço do papel do Estado?
 
     Política de património cultural. Região vinícola do Alto Douro - Património Mundial. Há algum argumento a favor do reforço do papel do Estado?
     Cultural heritage policy. The Alto Douro wine region - World Heritage Site. Is there an argument for reinforcing the role of the state?
     Política de patrimonio cultural. Región vitivinícola del Alto Duero - Patrimonio de la Humanidad. ¿Existe algún argumento para reforzar el papel del Estado?


Autor(es):
Lourenço, Lina
Rebelo, João


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 4 n. 3 (2006): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 04(3), 2006; 421-428

Palavras-chave:
Património Mundial; Alto Douro Vinhateiro; Paisagem Cultural; Política Pública


Resumo: Neste artigo, salientamos a emergência de um caso específico de política cultural: o exemplo escol- hido é um local de património mundial da UNESCO, designadamente a região do Alto Douro Vinhateiro (ADW), uma paisagem cultural viva e evolutiva. Para contextualizar as particularidades dos meios que têm sido adoptados para a gestão do ADW, tivemos como referência os instrumentos de política de património cultural de Throsby (2001), comummente utilizados. Adicionalmente avançámos com os argumentos frequentemente usados para apelar à intervenção pública nesta esfera. Concluímos que a política de gestão do ADW deve: 1) estabelecer um conjunto de medidas compensatórias para os agricultores que se tornam fornecedores de produtos culturais; 2) reforçar a educação e formação para promover maior acesso físico e apreciação pes- soal dos bens e serviços culturais do ADW; e 3) formular um conjunto integrado de políticas sociais capazes de mitigar as tendências sócio-demográficas desfavoráveis que caracterizam a região e a sua população.