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Turismo de cruzeiro e desenvolvimento econômico comunitário na América Central e no Caribe: O caso da Costa Rica
 
     Turismo de cruzeiro e desenvolvimento econômico comunitário na América Central e no Caribe: O caso da Costa Rica
     Cruise tourism and community economic development in Central America and the Caribbean: The case of Costa Rica
     Turismo de cruceros y desarrollo económico comunitario en Centroamérica y el Caribe: El caso de Costa Rica


Autor(es):
Seidl, Andy
Guiliano, Fiorella
Pratt, Lawrence


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 4 n. 2 (2006): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 04(2), 2006; 213-224

Palavras-chave:
cruzeiros turísticos; desenvolvimento econômico; costa rica


Resumo: Este artigo ilustra uma abordagem econômica para compreender a indústria do turismo do cruzeiro como um excitador do desenvolvimento econômico em Costa Rica. O objetivo consiste em descrever o papel e as atividades da indústria dos navios de cruzeiro e identificar as fontes de benefícios e custos económicos, de modo a que possam ser tomadas decisões locais mais informadas sobre o turismo de navios de cruzeiro. Por exemplo, nossa análise indica: a indústria de turismo de cruzeiro compete com a indústria de transporte marítimo de carga para o espaço portuário a um custo significativo para os portos da Costa Rica; a quantidade de dinheiro injetada na economia local por turista de cruzeiro é substancialmente mais baixa do que para outros tipos de turismo; navios de cruzeiro compra relativamente poucos fornecimentos em Costa Rica; navios de cruzeiro geram uma grande quantidade de resíduos humanos, poluição da água e do ar, que pode criar um grave risco para a saúde, custos de limpeza, e que não são proporcionais a outros tipos de desenvolvimento turístico disponíveis para a Costa Rica; Os decisores podem considerar que o investimento em portos amigos do turismo de cruzeiro pode ser menos eficiente do ponto de vista nacional do que o investimento em infraestruturas (por exemplo, aeroportos) para aumentar os tipos de turismo mais rentáveis; E os líderes podem querer considerar o incentivo de menor “bolso” cruzeiros ao longo da versão de cruzeiro atual do turismo de massa. Esta abordagem deve ser aplicável às comunidades em que o turismo de cruzeiros já existe ou está a ser considerado para ser incluído na carteira de actividades económicas comunitárias.