Publicações de Turismo
Nova busca:        


BTA Cool Britannia: identidade nacional britânica no novo milênio
 
     BTA Cool Britannia: identidade nacional britânica no novo milênio
     BTA’s Cool Britannia: British national identity in the new Millennium
     Cool Britannia de BTA: La identidad nacional británica en el nuevo milenio


Autor(es):
Prieto Arranz, José Igor


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 4 n. 2 (2006): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 04(2), 2006; 183-200

Palavras-chave:
Grã-Bretanha; Gênero; Identidade nacional; Promoção turística


Resumo: Este trabalho fornece uma visão sobre a imagem da Grã-Bretanha resultante do discurso de promoção turística britânica, como refletido em materiais publicados pela British Tourist Authority, agora oficialmente renomeado VisitBritain. Nossa análise nos levará a afirmar que uma nova imagem do país –Cool Britanniahas tem sido cada vez mais destaque em materiais BTA desde o final dos anos 1990, coincidindo com o novo período de trabalho no cargo. Argumenta-se que esta imagem verdadeiramente pós-moderna, actualmente em luta para se tornar hegemónica, pode ser analisada em termos de identidade nacional, deixando assim para trás o conceito tradicional de património, pelo menos porque a Britânia já não se pode reconhecer num corpo falecido que está a ser artificialmente preservado.