Publicações de Turismo
Nova busca:        


Cidade como um produto (turístico)
 
     Cidade como um produto (turístico)
     City as a (touristic) product
     La ciudad como producto (turístico)


Autor(es):
Leboš, Sonja


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 3 n. 1 (2005): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 03(1), 2005; 23-39

Palavras-chave:
Turismo cultural; Planejamento urbano; Antropologia Visual e Cultural


Resumo: As zonas urbanas e os aspectos socioculturais dos processos urbanos são temas importantes para o desenvolvimento do turismo cultural. Este artigo defende uma abordagem multidisciplinar do planeamento urbano, sublinha a importância da qualidade de vida dos cidadãos, o que implica a qualidade de estadia dos seus hóspedes. Na tentativa com- plex de mapear os locais de interesse (embora tendo em vista diferentes modelos de tipologias de um turista), ênfase tem sido colocada em estratégia que envolve a arte contemporânea-praxis ligado à antropologia cul e visual. Na continuidade, através da mistura antropológica e semiótica con- cepts, as questões mais importantes que têm sido levantadas são: coexistência das características culturais mais distintas, mesmo nas unidades urbanas mais pequenas, estudos de sinais sociais e estéticos que representam aqueles fea- tures e produção de significado em cooperação de acolhimento e turismo em projetar uma cidade como um produto (turístico). O artigo utiliza amplamente argumentos derivados de numerosos estudos de caso da área urbana da cidade de Zagreb, capital croata.