Publicações de Turismo
Nova busca:        


Qualidade como ferramenta de gestão do Turismo Cultural
 
     Qualidade como ferramenta de gestão do Turismo Cultural
     Quality as a management tool of Cultural Tourism
     La Calidad como herramienta de gestión del Turismo Cultural


Autor(es):
Castro León, Juan Fco.


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 3 n. 1 (2005): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 03(1), 2005; 143-148

Palavras-chave:
Turismo cultural; produto; Recurso; Qualidade; clientes; fatisfacção; Expectativas


Resumo: O turismo é um fenómeno dinâmico e em mudança. Embora desde o início tenha estado relacionado com a cultura, o turismo cultural não se consolidou como uma prática turística ad hoc até as duas últimas décadas do século XX.   É na maturidade do supersonsumido Sol e Praia, quando surge o turismo cultural como prática totalmente reconhecida e estratégia diferenciada daqueles destino pioneiros hoje saturados. Mas a situação atual do setor cultural é de um total isolamento ante uma sociedade de consumo que demanda produtos que respondam a todas e cada uma das expectativas dos clientes turístico-culturais. Neste contexto, a qualidade, já aplicada noutros sectores industriais, é delineada como uma estratégia adequada para conseguir uma maior competitividade.