Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 2 n. 2 (2004): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 02(2), 2004; 163-177
Palavras-chave:
orientação ao cliente; vantagem competitiva; produtos hoteleiros; destino turístico; análise de conjunto
Resumo: A aspiração de conhecer e corresponder as expectativas dos consumidores, supõe um contínuo objetivo na grande maioria das empresas, bem como um tema central de análise e debate ao longo e largo da literatura. Existe um amplo consenso sobre a importância da orientação ao cliente para a competitividade das empresas actuais. Este facto é ainda mais acentuado nas empresas do sector do turismo. Neste trabalho tentamos aprofundar o conhecimento das vantagens competitivas do setor hoteleiro de dois destinos turísticos através do estudo da utilidade que proporcionam à demanda os diferentes produtos oferecidos. Através da aplicação- ção de técnicas estatísticas de análise conjunta e de simulação obtivemos um modelo de aplicação na tomada de decisões empresariais, e que permite reconhecer não só o produto que, entre os ofertados, maior valor traz à procura de cada destino turístico senão a existência de diferenças significativas entre destinos.