Publicações de Turismo
Nova busca:        


Um estudo competitivo de dois destinos turísticos mediante a aplicação de técnicas de análise conjunta: o caso das Ilhas Canárias
 
     Um estudo competitivo de dois destinos turísticos mediante a aplicação de técnicas de análise conjunta: o caso das Ilhas Canárias
     A competitive study of two tourism destinations through the application of conjoint analysis techniques: the case of the Canary Islands
     Un estudio competitivo de dos destinos turísticos mediante la aplicación de técnicas de análisis conjunto: el caso de las Islas Canarias


Autor(es):
Parra López, Eduardo
Melchior Navarro, Mercedes
Ramos Domínguez, Ángel


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 2 n. 2 (2004): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 02(2), 2004; 163-177

Palavras-chave:
orientação ao cliente; vantagem competitiva; produtos hoteleiros; destino turístico; análise de conjunto


Resumo: A aspiração de conhecer e corresponder as expectativas dos consumidores, supõe um contínuo objetivo na grande maioria das empresas, bem como um tema central de análise e debate ao longo e largo da literatura. Existe um amplo consenso sobre a importância da orientação ao cliente para a competitividade das empresas actuais. Este facto é ainda mais acentuado nas empresas do sector do turismo. Neste trabalho tentamos aprofundar o conhecimento das vantagens competitivas do setor hoteleiro de dois destinos turísticos através do estudo da utilidade que proporcionam à demanda os diferentes produtos oferecidos.   Através da aplicação- ção de técnicas estatísticas de análise conjunta e de simulação obtivemos um modelo de aplicação na tomada de decisões empresariais, e que permite reconhecer não só o produto que, entre os ofertados, maior valor traz à procura de cada destino turístico senão a existência de diferenças significativas entre destinos.