Publicações de Turismo
Nova busca:        


A potencialidade turística do património geológico-mineiro do Parque Natural Sierra de Aracena e Picos de Aroche (Huelva. Espanha)
 
     A potencialidade turística do património geológico-mineiro do Parque Natural Sierra de Aracena e Picos de Aroche (Huelva. Espanha)
     The tourist potential of the geological-mining heritage of the Sierra de Aracena and Picos de Aroche Natural Park (Huelva. Spain)
     La potencialidad turística del patrimonio geológico-minero del Parque Natural Sierra de Aracena y Picos de Aroche (Huelva. España)


Autor(es):
Garrido Morillo, Ramón
Romero Macías, Emilio


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 2 n. 2 (2004): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 02(2), 2004; 215-232

Palavras-chave:
turismo; património geológico-mineiro; parque natural serra de Aracena; picos de Aroche


Resumo: A tendência actual na União Europeia mostra a crescente valorização dos espaços naturais protegidos como um elemento fundamental nos projectos de desenvolvimento para o meio rural. Os Planos de Desenvolvimento Sustentável são exemplos destes elementos onde se trata de conciliar a conservação com o desenvolvimento de acordo com a tendência atual da União Européia e a cúpula inter-nacional do Rio de Janeiro.   O Parque Natural Sierra de Aracena e Picos de Aroche possui múltiplos recursos turísticos, tanto naturais como culturais, estes últimos em todas as suas modalidades: arqueológicos, arquitectónicos, etnológicos, geológicos, mineiros, etc. O processo orogênico de serra Morena deu lugar a formações geológicas de importante caráter turístico, sendo a mais destacada a Gruta das Maravilhas em Aracena, ponto de concentração da maior parte do turismo do Parque. Vale também destacar alguns afloramentos como os da Peña de Arias Montano, mas existem outros pontos que requerem de sua colocação em valor para fins turísticos.