Publicações de Turismo
Nova busca:        


Consumo e legitimidade na cultura mundializada
 
     Consumo e legitimidade na cultura mundializada
     Consumption and legitimacy in a globalised culture
     Consumo y legitimidad en la cultura mundializada


Autor(es):
dos Santos, Rafael José


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 2 n. 1 (2004): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 02(1), 2004; 75-84

Palavras-chave:
consumo; cultura; legitimidade; globalizacao


Resumo: O ensaio visa a uma reflexão sobre as transformações nas relações entre cultura e consumo, desde as primeiros escritos de Veblen até o advento de uma cultura globalizada. Tais mudanças são analisadas à luz das transformações na economia capitalista que resultam em uma configuração global. Enfatiza-se o consumo como prática de distinção social, cujos padrões de legitimidade entram em crise com  o  advento  de  novas  práticas,  de  natureza  globalizada,  levando  a  uma  nova  articulação  das estratégias simbólicas de diferenciação social. Entre estas últimas, ressalta-se uma nova modalidade de competência cultural, qual seja, a “competência informacional”, ligada ao domínio das linguagens relacionadas às novas tecnologias.