Publicações de Turismo
Nova busca:        


A delicada tarefa de planejar turismo cultural: Um estudo de caso com a “germanidade” da cidade de Blumenau- SC (Brasil)
 
     A delicada tarefa de planejar turismo cultural: Um estudo de caso com a “germanidade” da cidade de Blumenau- SC (Brasil)
     The Delicate Task of Planning Cultural Tourism: A Case Study with the Germanidad Germanidad of the City of Blumenau- SC (Brazil)
     La delicada tarea de planificar turismo cultural: Un estudio de caso con la “germanidad” de la ciudad de Blumenau- SC (Brasil)


Autor(es):
Barretto, Margarita


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 1 n. 1 (2003): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 01(1), 2003; 51-63

Palavras-chave:
turismo; cultura; património


Resumo: Muitos planejadores depositam no turismo cultural a esperança de ter turistas que não causem impactos significativos a não ser no aspecto econômico. No entanto, o planeamento do turismo cultural apresenta alguns desafios.   “Usar” a cultura material ou simbólica como atrativo requer participação, respeito e estudo da história social da comunidade. Neste artigo estuda-se a cidade de Blumenau, (Santa Catarina, Brasil), que promove turismo étnico, tomando como base a ascendência alemã de parte da população. Pretende-se estabelecer a relação entre o abandono e a demolição de algumas casas consideradas “típicas”, registradas como patrimônio histórico, com a Verti- qualidade do processo de “recuperação da germanidade”projecto de gabinete que não respeitou a história social do grupo étnico em questão.