Publicações de Turismo
Nova busca:        


Desejáveis e possíveis: participação comunitária, património histórico-cultural, qualidade ambiental e desenvolvimento turístico sustentável. São Jerônimo de Moravia, Costa Rica.
 
     Desejáveis e possíveis: participação comunitária, património histórico-cultural, qualidade ambiental e desenvolvimento turístico sustentável. São Jerônimo de Moravia, Costa Rica.
     Desirable and possible: community participation, historical and cultural heritage, environmental quality and sustainable tourism development. St Jerome of Moravia, Costa Rica.
     Deseables y posibles: participación comunitaria, patrimonio histórico- cultural, calidad ambiental y desarrollo turístico sostenible. San Jerónimo de Moravia, Costa Rica.


Autor(es):
Aguirre, Juan A.


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 5 n. 1 (2007): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 05(1), 2007; 1-16

Palavras-chave:
Património histórico da cultura; Desenvolvimento turístico sustentável; qualidade ambiental; Participação; componentes principais


Resumo: Combinar de forma sustentável o património histórico cultural, o desenvolvimento turístico e a qualidade am- biental é sem dúvida o desafio que muitas comunidades latino-americanas enfrentam que em anos recentes fizeram todo o tipo de esforços para atrair turistas. O estudo aqui relatado analisou as condições socioeconômicas de três comunidades vizinhas ao Parque Nacional Braulio Carrillo (PNBC)na Costa Rica, identificou os problemas ambientais dos residentes das mesmas que se poderiam agravar por causa do desenvolvimento turístico e determinou como e sob que condições os habitantes da zona queriam que se realizasse o desenvolvimento turístico de las comuni dades. Foram entrevistadas 123 de um total de 155 casas nas três comunidades, e foi utilizada uma combinação de componentes principais e análise fatorial para analisar os dados. Os resultados indicam que os vizinhos entrevistados desejam que o desenvolvimento turístico seja feito de forma sustentável, e que, além disso, se planifica, se estabeleça- can exigências claras, que a comunidade seja periodicamente informada, que seus líderes comunais participem ativa- mente no processo, se estabeleçam programas para ajudar ao desenvolvimento de micro-empresas eco-turísticas, e que se lhes ofereça assistência técnica e capacite no desenvolvimento de projetos eco-turísticos. Os eventuais problemas associados à qualidade ambiental que lhes deveria ser dada atenção preferencial são: ruído e tráfego excessivo, gestão de águas negras e desflorestação. O desenvolvimento turístico sustentável relacionado com a primeira componente significaria que se trata de um requisito básico da qualidade ambiental, da conservação e da utilização sustentável do património histórico.