Publicações de Turismo
Nova busca:        


Descentralização da oferta turística como estratégia de competitividade urbana.: Programas de “vizinhança” na Cidade do México e na Cidade Autônoma de Buenos Aires.
 
     Descentralização da oferta turística como estratégia de competitividade urbana.: Programas de “vizinhança” na Cidade do México e na Cidade Autônoma de Buenos Aires.
     Tourist offer decentralization as urban competitiveness strategy.: “Neighborhood” programs in Mexico City and the Autonomous City of Buenos Aires.
     Descentralización de la oferta turística como estrategia de competitividad urbana.: Programas de 'Barrio' en la Ciudad de México y la Ciudad Autónoma de Buenos Aires.


Autor(es):
Rodriguez, Luciana Mabel


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 19 n. 1 (2021): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 19(1) 2021; 9-25

Palavras-chave:
Turismo Urbano; Política Pública; Competitividade; Cidade de México; Cidade Autónoma de Buenos Aires


Resumo: O artigo propõe investigar, de forma comparativa, uma série de instrumentos de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da atividade turística nas cidades do México e Buenos Aires nos últimos anos. O interesse do trabalho reside em explicar por que, embora sejam cidades e até países com orientações políticas diferentes, as ações resultantes têm estratégias discursivas e materiais semelhantes: o turismo como meio de competitividade no mercado internacional e recurso para o desenvolvimento econômico; e a descentralização da oferta turística em bairros distantes das centralidades tradicionais para aumentar a oferta turística. Entendendo o turismo como uma atividade que, cada vez mais, cristaliza os critérios dos modelos de governança de negócios, o artigo demonstra os vínculos entre certas políticas de turismo adotadas nas cidades e nos contextos nacionais e a aparente relação antagônica entre suas estratégias discursivas e materiais.