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O papel do rececionista na experiência turística em três cidades portuguesas Património Mundial
 
     O papel do rececionista na experiência turística em três cidades portuguesas Património Mundial
     The role of the receptionist in the tourist experience in three Portuguese World Heritage cities
     El papel del recepcionista en la experiencia turística en tres ciudades portuguesas del Patrimonio Mundial


Autor(es):
Pinheiro, António José
Santos, Norberto


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 18 n. 3 (2020): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 18(3), 2020; 489-502

Palavras-chave:
rececionista; hospitalidade; alojamento turístico; animação turística; experiência; turismo urbano; património mundial


Resumo: Os estabelecimentos de alojamento turístico têm uma função estruturante na exploração do destino por parte dos visitantes. Os seus rececionistas assumem um papel relevante, pois enquanto componente humana do serviço têm, também, grande responsabilidade na divulgação das atividades de animação existentes no destino. Isto sucede com as atividades criadas para o turista, como com as existentes para a população autóctone, funcionando, pois, os rececionistas como hub de acesso à experiência e aos processos criativos locais. Apresentam, então, capacidade de influenciar as opções tomadas pelos hóspedes em matéria de visitação de locais, participação em eventos e experienciação de atividades de animação. Este estudo centra-se em três centros históricos portugueses, classificados como Património Mundial: Coimbra, Évora e Porto. As informações, recolhidas mediante inquéritos próprios e tratadas estatisticamente, permitiram avaliar as relações entre oferta e procura turística, intermediadas pelos rececionistas, comprovando que as suas sugestões influenciam, efetivamente, as decisões dos hóspedes no destino.