Publicações de Turismo
Nova busca:        


O impacto da concepção da identidade corporativa aplicada ao desenvolvimento sustentável do destino turístico.
 
     O impacto da concepção da identidade corporativa aplicada ao desenvolvimento sustentável do destino turístico.
     The impact of the corporate identity design applied to the sustainable development of the tourist destination
     El impacto del diseño de la identidad corporativa aplicado al desarrollo sostenible del destino turístico


Autor(es):
García-Lavernia Gil, Joaquín R.


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 19 n. 3 (2021): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 19(3) 2021; 605-612

Palavras-chave:
desenvolvimento sustentável; identidade corporativa; destino turístico; imagem; posicionamento; personalidade pública


Resumo: O objectivo deste artigo é destacar as possibilidades de utilizar a concepção da identidade corporativa de um destino turístico como um instrumento para o seu desenvolvimento sustentável. O método de desenvolvimento tem sido contextualizar a necessidade de desenvolvimento sustentável e relacioná-lo com o design corporativo. Este ensaio analisa a necessidade de desenvolver um tipo de turismo que preserve os recursos naturais. Analisa iniciativas importantes neste sentido e explora a opção de conceber uma identidade corporativa para alcançar os objectivos do desenvolvimento sustentável. Explica como utilizar as ferramentas que se aplicam à concepção da identidade corporativa de um destino turístico. O objectivo final é alcançar a imagem como síntese da acção empresarial concebida. Este ensaio defende a hipótese de que a concepção da imagem, o posicionamento alcançado e a personalidade pública exposta de um destino turístico é o primeiro passo para um desenvolvimento sustentável de qualquer actividade turística.