Fonte: CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 12 n. 1 (2018): Edição Especial II SEMPIT; 80-94
Palavras-chave:
Resumo: O turismo configura-se hoje como um setor complexo e de muita relevância no cenário da economia mundial. Localmente, para que não gere problemas sociais e ambientais, ele deve ser bem planejado. Ao perceber o início de um fluxo turístico no Parque Ecológico da Pampulha - PEP, a Fundação Zoo Botânica de Belo Horizonte, preocupou-se em atender e oferecer serviços de interesse a este público. O presente estudo vai ao encontro à necessidade de conhecer o perfil socioeconômico do público do Parque. Outras discussões acabaram também por compor a pesquisa, como por exemplo, a forma com que os moradores de Belo Horizonte vêm se apropriando do Parque e qual a função social que esse espaço vem cumprindo. O estudo foi dividido em etapas onde constam pesquisa bibliográfica e documental, elaboração e aplicação de questionário, análise dos resultados e discussão final. Constatou-se, ao final, que a quantidade de turistas no Parque ainda é incipiente, e que a maior parte dos visitantes advêm de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Observou-se ainda que o grau de satisfação do público com relação a este equipamento é alta, apesar das diversas sugestões para melhoria da infraestrutura e do atendimento. Através deste estudo foi possível traçar o perfil do público que frequenta o PEP, constatar sua satisfação e captar as sugestões. A partir dos dados coletados acredita-se ser possível um planejamento de estratégias para melhoria do espaço e ainda a realização de novos estudos que utilizem análises estatísticas mais aprofundadas para melhor aproveitamento dos dados coletados nessa pesquisa.