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GASTRONOMIA COMO IDENTIDADE DE MARCA PARA DESTINOS TURÍSTICOS EM CIDADES CRIATIVAS
 
     GASTRONOMIA COMO IDENTIDADE DE MARCA PARA DESTINOS TURÍSTICOS EM CIDADES CRIATIVAS
     
     


Autor(es):
Koerich, Guilherme Henrique
Sousa, Richard Perassi Luiz de
Fialho, Francisco Antonio Pereira


Periódico: Cultur - Revista de Cultura e Turismo

Fonte: CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 12 n. 2 (2018): CULTUR, ano 12 - nº 02 – Jun/2018; 88-104

Palavras-chave:


Resumo: As cidades criativas têm como característica basilar, processos contínuos de inovação e criação, sejam de ideias, tradições locais, tecnologias, produtos e serviços, em diversas áreas de concentração. Tal característica é responsável por despertar o interesse de turistas, fomentando a atividade turística no local. A gastronomia é uma fonte de criatividade para um destino turístico, e o desenvolvimento do turismo criativo. A este respeito, o estudo propõe apresentar um panorama teórico das relações entre cidades criativas e marca gastronômica, abordado de forma transversal com turismo criativo e comunicação turística. Para isto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa, sobre os conceitos supracitados. Os resultados apontam que a gastronomia integra a marca do lugar em que está inserida, e representa suas singularidades, aspectos sociais, culturais e naturais, de maneira que pode ser utilizada como elemento diferenciador, e atrativo para destinos turísticos. Neste sentido, a comunicação turística veicula as práticas criativas e turísticas do destino, e faz a ligação destas com os potenciais turistas e a comunidade. Por fim, a marca gastronômica de um destino turístico, constitui um elemento de criatividade para o desenvolvimento do turismo criativo.