Publicações de Turismo
Nova busca:        


NARRATIVAS E IMAGINÁRIO DO VINHO
 
     NARRATIVAS E IMAGINÁRIO DO VINHO
     NARRATIVES AND WINE IMAGINARY
     


Autor(es):
Siqueira, Euler David de
Coelli, Thiago


Periódico: Cultur - Revista de Cultura e Turismo

Fonte: CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 13 n. 1 (2019): CULTUR, ano 13 - nº 01 – Fev/2019; 6-28

Palavras-chave:


Resumo: Com esse trabalho, buscamos compreender a produção de sentido presente nos discursos e narrativas míticas da criação de uma vinícola situada no Sul de Minas Gerais assim como dos dramas vividos por seu criador. A construção de uma localidade turística depende de vários fatores variados, sendo o imaginário um dos mais fundamentais. Fenômeno antropológico desconhecido da grande parte de gestores, uma destinação turística jamais é o efeito exclusivo das demandas de consumidores ou mesmo de investimentos estrategicamente planejados. Fruto de um longo processo de construção social, localidades turísticas dependem da seleção e adjetivação cuja participação de diferentes atores sociais, muitos deles anônimos, é crucial. O presente estudo, um estudo exploratório e descritivo, pode nos revelar aspectos presentes nos processos simbólicos envolvidos na construção social de localidades turísticas bem como seus desafios e potencialidades.