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TURISMO ACADÊMICO E A AGENDA 2030 DA ONU
 
     TURISMO ACADÊMICO E A AGENDA 2030 DA ONU
     ACADEMIC TOURISM AND UN 2030 AGENDA
     


Autor(es):
Alves Pinto, Mateus José
Sette Câmara, Thiago


Periódico: Cultur - Revista de Cultura e Turismo

Fonte: CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 14 n. 02 (2020): CULTUR, Ano 14, n. 02, Nov (2020)

Palavras-chave:


Resumo: O objetivo deste artigo é analisar de que maneira as atividades de duas organizações de acolhimento de estudantes internacionais que praticam o turismo acadêmico, a REI Curitiba (Brasil) e a ESN Évora (Portugal), contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os autores categorizaram as atividades destas organizações para relacioná-las com as metas da Agenda 2030, por meio de um questionário aplicado com 20 voluntários da REI e da ESN. Os resultados demonstraram que as atividades que mais contribuem para o cumprimento dos ODS são as de acolhimento. Ademais, a meta 4.7, que versa sobre direitos humanos, diversidade cultural e cidadania global, é a mais beneficiada pela ação das organizações. Os voluntários também afirmaram que tanto a REI, como a ESN fomentam a troca cultural e permitem que os participantes compreendam e respeitem as diversidades, além de incentivarem o turismo sustentável, a mobilidade ordenada e a proteção cultural e natural dos respectivos destinos.