Publicações de Turismo
Nova busca:        


O PÔR DO SOL DE PANORAMA – SP: o uso da percepção como ação estratégica para o planejamento turístico
 
     O PÔR DO SOL DE PANORAMA – SP: o uso da percepção como ação estratégica para o planejamento turístico
     
     


Autor(es):
Ribeiro, Renata Maria
Inacio, Renan Ricardo Galdino


Periódico: Revista Turismo & Cidades

Fonte: Revista Turismo & Cidades; v. 3, n. 6, jan./jun. 2021; 99-121

Palavras-chave:
Turismo; Planejamento.


Resumo: PANORAMA SUNSET – SP: the use of perception as a strategic action for tourism planning Resumo: Apresentou-se um estudo sobre a percepção de turistas mediante a paisagem pôr do sol de Panorama-SP, em uma visão ao planejamento turístico desta paisagem que ainda é considerada recurso turístico potencial. O objetivo central foi demonstrar o uso da percepção individual dos turistas como ação estratégica inicial para o planejamento turístico, no intuito de constituir uma nova oferta ao turismo. Além disso, buscou-se investigar por meio da percepção se os turistas percebem a paisagem ‘pôr do sol’ de Panorama – SP. Os procedimentos metodológicos se pautaram no uso de indicadores de percepção qualitativos constituídos a partir do modelo de Escala Likert, na coleta de dados empíricos para a interpretação e análise. Os resultados demonstraram que os turistas percebem o pôr do sol de forma positiva e promissora, concluindo que a percepção nesta pesquisa, foi um método promissor que contribuiu na identificação do potencial de paisagens por meio da opinião subjetiva e individual do turista observador. Palavras-Chave: Paisagem; Percepção; Planejamento Turístico; Panorama-SP. Abstract: This research presented a study about the perception of tourists through the sunset landscape of Panorama-SP, in a view to the tourism planning of this landscape that is still considered a potential tourist resource. The main objective was to demonstrate the use of the tourists individual perception as an initial strategic action for tourism planning, in order to constitute a new offer to tourism.  In addition, it aimed to investigate through the perception if the tourists perceive the 'sunset' landscape in Panorama – SP. The methodological procedures were based on the use of qualitative perception indicators constituted from the Likert Scale model, in the collection of empirical data for interpretation and analysis. The results demonstrated that the tourists perceive the sunset in a positive and promising way through the numerical score of the data collected and interpreted from the indicated scales, concluding that the perception on this research, was a promising method that contributes to the identification of the landscapes potential through the subjective and individual opinion of each observing tourist.Keywords: Landscape; Perception; Tourism Planning; Panorama-SP.