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SABORES DO BRASIL: A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL, EDUCAÇÃO PARA O TURISMO E GASTRONOMIA NACIONAL
 
     SABORES DO BRASIL: A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL, EDUCAÇÃO PARA O TURISMO E GASTRONOMIA NACIONAL
     
     


Autor(es):
Oliveira, Luiz Felipe Mendes


Periódico: Revista Turismo & Cidades

Fonte: Revista Turismo & Cidades; v. 1, n. 2, jul./dez. 2019; 41-61

Palavras-chave:
Turismo;Cultura;Patrimônio;Gastronomia;


Resumo: Este estudo avalia e propõe o uso do jogo como instrumento de ensino-aprendizagem e apresenta uma pesquisa aplicada ao Curso de Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP-SP). Realizando um levantamento dos pratos típicos da gastronomia brasileira e os contextualizando no âmbito do patrimônio cultural, a pesquisa estruturada considera a gastronomia como elemento cultural e, portanto, um atrativo turístico. Valendo-se dos conceitos de educação patrimonial e da educação para o turismo, tem-se a proposição de ensino-aprendizagem sobre o patrimônio gastronômico por intermédio do recurso da ludicidade na educação, tendo-se o jogo como elemento de mediação cultural e educativa.