Publicações de Turismo
Nova busca:        


TURISMO NO BRASIL: trajetórias para criação de um destino-nação
 
     TURISMO NO BRASIL: trajetórias para criação de um destino-nação
     
     


Autor(es):
Gomes, Wanderson José Francisco


Periódico: Revista Turismo & Cidades

Fonte: Revista Turismo & Cidades; v. 2, n. 4, jul./dez. 2020; 162-184

Palavras-chave:
Turismo; Sociologia


Resumo: O presente estudo busca investigar o trajeto que levou o Estado brasileiro a uma mudança técnico-administrativa que lhe permitiu maior racionalidade institucional no trato com o setor do turismo (notadamente num recorte histórico de 1930 a 2003), decisiva para a criação do seu destino-nação e para o consumo de sua identidade nacional. Valendo-se de um levantamento documental-bibliográfico, propõe-se que as mudanças no papel regulatório do Estado a partir de 1970, aliadas à busca por modernização e dinamização da produção econômico e infraestrutura, deram ao país o direcionamento necessário para a criação de instâncias técnico-científicas e políticas públicas descentralizadas voltadas ao turismo.      Palavras-chave: Racionalidade institucional. Identidade nacional. Dinamização da economia. Políticas públicas. Turismo.TOURISM IN BRAZIL: trajectories for creating a destination-nationAbstract: The present study seeks to investigate the path that led the Brazilian State to a technical-administrative change that allowed it greater institutional rationality in dealing with the tourism sector (notably in a historical outline from 1930 to 2003), decisive for the creation of its nation-destination and for the consumption of its national identity. Using a documentay-bibliographic survey, it is proposed that the changes in there regulatory role of the State since 1970, combined with the search for modernization and dynamization of economic production and infrastructure, gave the country the necessary direction for the creation of instances technical-scientific and decentralized public policies aimed at tourism.Keywords: Institutional rationality. National identity. Dynamization of economy. Public policy. Tourism.