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O PROCESSO DE (RE)PRODUÇÃO DO ESPAÇO PELO TURISMO NO BAIRRO DE SANTA FELICIDADE EM CURITIBA – PR: contribuições para a geografia cultural e identidade local
 
     O PROCESSO DE (RE)PRODUÇÃO DO ESPAÇO PELO TURISMO NO BAIRRO DE SANTA FELICIDADE EM CURITIBA – PR: contribuições para a geografia cultural e identidade local
     
     


Autor(es):
Nascimento, Ramon Spironello
Ismael, Vinícius de Paula
Gomes, Guilherme de Lemos


Periódico: Revista Turismo & Cidades

Fonte: Revista Turismo & Cidades; v. 2, n. 4, jul./dez. 2020; 76-96

Palavras-chave:
Geografia; Turismo; Cultura


Resumo: O artigo objetiva analisar como o espaço geográfico do bairro Santa Felicidade em Curitiba-PR foi (re)produzido pelo turismo, tendo reflexos na identidade local através da cultura. Para isso, busca-se compreender seu processo histórico de produção, desde a formação da colônia e do bairro e sua relação com a expansão de Curitiba e, mais recentemente, com a apropriação da cultura italiana pelo turismo gastronômico, em que restaurantes e vinícolas caracterizam o bairro e há a ameaça que a identidade da população se dilua. A pesquisa desenvolveu-se a partir de revisão bibliográfica e visita de campo que incluiu coleta de fotografias e entrevistas, e a análise dos resultados baseou-se no materialismo histórico dialético. Assim foi possível apontar como consideração as contradições presentes no bairro, analisando-as de forma conjunta à cultura material, imaterial e sua relação com o turismo.Palavras-chave: Santa Felicidade. Cultura. Geografia. Turismo. Identidade.THE SPACE (RE) PRODUCTION PROCESS FOR TOURISM IN SANTA FELICIDADE NEIGHBORHOOD IN CURITIBA - PR: contributions to cultural geography and local identity Abstract: The paper aims to analyze how the geographic space of Santa Felicidade neighborhood in Curitiba-PR was (re)produced by tourism, reflecting on the local identity through culture. To this end, we seek to understand its historical production process, since the formation of the colony and the neighborhood and its relationship with the expansion of Curitiba and, recently, with the appropriation of Italian culture by gastronomic tourism, which restaurants and wineries characterize the neighborhood and there is a threat that the identity of the population will be diluted. The research was developed from a bibliographic review and field visit that included collection of photographs and interviews, and the results analysis was based on historical dialectical materialism. Thus it was possible to point out as consideration the contradictions present in the neighborhood, analyzing them together with material, immaterial culture and its relationship with tourism. Keywords: Santa Felicidade. Culture. Geography. Tourism. Identity.