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O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE DISSEMINAÇÃO DO TURISMO NO DESTINO BRASIL
 
     O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE DISSEMINAÇÃO DO TURISMO NO DESTINO BRASIL
     
     


Autor(es):
Silva, Fabíola Fernandes
Bezerra, Leandro Tavares


Periódico: Revista Turismo & Cidades

Fonte: Revista Turismo & Cidades; v. 2, n. 4, jul./dez. 2020; 56-75

Palavras-chave:
Turismo, Marketing, Mídias sociais


Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar como as imagens fotográficas do destino Brasil estão sendo disseminadas por meio da rede social Instagram. Utilizou-se a metodologia aplicada nos estudos de Alves e Dall’agnol (2016) nos perfis das organizações governamentais Ministério do Turismo (@mturismo) e Visit Brasil (@visitbrasil) em um recorte temporal que correspondeu ao primeiro trimestre, janeiro a março, de 2019. Diagnosticou-se que imagens referentes ao turismo sol e mar consolidam a maior parte das imagens divulgadas do destino Brasil. As praias brasileiras repesentam 26,65% das publicações, firmando-se como o elemento mais representativo nos perfis pesquisados. Em segundo lugar, com um total de 23,77% das publicações, está a arquitetura e o urbanismo, enquanto a gastronomia (8,60%) e a cultura (6,15%) possuem pouca representatividade.Palavras-chave: Turismo. Instagram. Destino Brasil. THE INSTAGRAM AS A TOOL FOR DISSEMINATION OF TOURISM IN THE BRAZIL’S DESTINATIONAbstract: This study aims to identify how the photographic images of the destination Brazil are being disseminated through the Instagram social media. We used the methodology applied in the studies by Alves and Dall'agnol (2016). For this research we used the profiles of government organizations Ministry of Tourism (@mturismo) and Visit Brasil (@visitbrasil) in a time frame that corresponded to the first quarter, January to March, 2019. It was found that images referring sun and sea tourism consolidate most of the image published for the destination Brazil. Brazilian beaches represent 26.65% of publications, establishing themselves as the most representative element in the surveyed profiles. Secondly, with a total of 23.77% of publications, is architecture and urbanism, while gastronomy (8.60%) and culture (6.15%) have little representation. Keywords: Tourism. Instagram. Destination Brazil.