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GASTRONOMIA REGIONAL E HOSPITALIDADE: potencialidades de São Miguel do Gostoso como destino turístico
 
     GASTRONOMIA REGIONAL E HOSPITALIDADE: potencialidades de São Miguel do Gostoso como destino turístico
     
     


Autor(es):
Alves da Silva, Eric
Mesquita de Souza, Maria-Luíza
Melo da Cunha, Silvania
Gomes-Dantas, Amanda Almeida
Moreira, Sueli Aparecida


Periódico: Revista Turismo & Cidades

Fonte: Revista Turismo & Cidades; v. 3, n. 6, jan./jun. 2021; 60-77

Palavras-chave:
Turismo; Hotelaria; Gastronomia;


Resumo: REGIONAL GASTRONOMY AND HOSPITALITY: potential of São Miguel do Gostoso as a tourist destinanionResumo: Restaurantes e bares asseguram a boa hospitalidade. A gastronomia constitui atrativo sazonal em forma de festivais, ou permanentes através das cozinhas típicas regionais. Para compreender o papel que a gastronomia exerce no destino de São Miguel do Gostoso/RN, realizou-se o presente estudo-piloto descritivo com turistas hospedados em 4 pousadas desse litoral. Os dados foram coletados através de enquetes sobre gastronomia aplicadas a 20 hóspedes durante outubro de 2016. A gastronomia local representa uma mescla à base de frutos do mar com influências da culinária sertaneja através da agricultura familiar; a qualidade dos serviços de hospedagem e restauração teve impacto positivo na hospitalidade, apesar da demora no serviço de mesa. A gastronomia pode contribuir para fidelização e divulgação do destino turístico.Palavras-chave: Cozinha Regional; Hospitalidade; Identidade cultural; Produto turístico; Rio Grande do Norte. Abstract: Restaurants and bars ensure good hospitality. Gastronomy composes a seasonal attraction in the form of festivals, and a permanent one through typical regional cuisines. To understand the relevance of gastronomy for São Miguel do Gostoso/RN, this descriptive pilot study was carried out with tourists staying at 4 inns on this coast. The data were collected through gastronomy surveys applied to 20 guests during October 2016. The local gastronomy represents a mixture based on seafood with influences of backcountry cuisine through family farming; the quality of accommodation and catering services had a positive impact on hospitality, despite delays in table service. The gastronomy can contribute to the loyalty and promotion of the tourist destination. Keywords: Regional Cuisine; Hospitality; Cultural Identity; Tourist Product; São Miguel do Gostoso.