Publicações de Turismo
Nova busca:        


O USO DO INSTAGRAM PELOS HOTÉIS DE LUXO DE FORTALEZA-CE
 
     O USO DO INSTAGRAM PELOS HOTÉIS DE LUXO DE FORTALEZA-CE
     
     


Autor(es):
Lima, Liziêry de Brito Fontenele
ecretaria da Fazenda do estado do Ceará
Almeida, Flávia Alves de
Centro Universitário UniAteneu
Brito, Adriana Santos
CEAD-UFPI
Perinotto, André Riani Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR)


Periódico: Revista Eletrônica Ciências da Administração e Turismo

Fonte: Revista eletrônica Ciências da Administração e Turismo; v. 9, n. 1 (2021); 46-60

Palavras-chave:
Turismo, Comunicação, Marketing; Turismo, Tecnologia, Mídias Sociais, Hotéis


Resumo: O uso das tecnologias impacta em todos os setores da sociedade, inclusive no turismo considerado um dos setores com maior potencial de crescimento no Brasil e no mundo. O objetivo desse artigo foi identificar quais os hotéis de luxo, situados na cidade de Fortaleza, Ceará, utilizam o Instagram e se existe interação com os hóspedes. Na metodologia utilizou-se a pesquisa documental e de campo, com abordagem qualitativa e método netnográfico. Além disso, foi realizada uma pesquisa nos perfis do Instagram dos próprios hotéis para verificar se esses estabelecimentos hoteleiros utilizam essa rede social, publicam fotos, divulgam seus produtos/serviços e principalmente se estes interagem com os hóspedes. A coleta de dados aconteceu a partir de uma amostra contendo 23 hotéis que se auto classificam de luxo, entre os dias 01 de junho a 31 de agosto de 2019. A análise dos dados foi realizada por meio do método netnográfico no qual percebeu-se a necessidade de haver uma melhor interação entre hotéis e clientes, independentemente da quantidade de seguidores, isso possibilita um retorno futuro desses aos hotéis, ao mesmo tempo demonstra uma afetividade com os clientes, mostrando-se aptos a ajudarem e a divulgar um produto/serviço hoteleiro de qualidade.