Publicações de Turismo
Nova busca:        


ANÁLISE DE NEGÓCIO: UM ESTUDO DE VIABILIDADE PARA INSERÇÃO NO MERCADO DE FLORIANÓPOLIS DO PRODUTO ARTESANAL MANTEIGA DE AMENDOIM
 
     ANÁLISE DE NEGÓCIO: UM ESTUDO DE VIABILIDADE PARA INSERÇÃO NO MERCADO DE FLORIANÓPOLIS DO PRODUTO ARTESANAL MANTEIGA DE AMENDOIM
     
     


Autor(es):
Melo, Giovana
IFSC Instituto Federal de Santa Catarina
Raymundo, Pedro José
IFSC Instituto Federal de Santa Catarina


Periódico: Revista Eletrônica Ciências da Administração e Turismo

Fonte: Revista eletrônica Ciências da Administração e Turismo; v. 4, n. 4 (2016); 1-19

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas, Administração.; Investimento; Canvas; Empreendedorismo; Marketing; Negócio.


Resumo: O objetivo desta pesquisa foi de verificar a viabilidade da inserção do produto manteiga de amendoim, elaborado artesanalmente. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para pesquisa exploratória e sua fundamentação teórica, envolvendo pesquisa relacionada a empreendedorismo, marketing, método Canvas e análise de investimento. Quanto a metodologia deste estudo de negócio, foi baseado no Canvas (Business Model Canvas – BMC), na avaliação de mercado e análise de investimento. A análise dos dados foi realizada com base nos cálculos sobre previsões de investimento inicial, receitas das vendas, custos e resultados esperados pela produção e comercialização do produto. Os resultados da pesquisa apontam a viabilidade do negócio considerando o volume do investimento, expectativas de demanda pelo mercado local e receitas de vendas suficientes para atender a expectativa do produtor quanto aos resultados do negócio.