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INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DO NATAL
 
     INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DO NATAL
     
     


Autor(es):
Araújo, Hélio Fernandes de
Universidade Potiguar (UNP).
Dias Filho, José  Eliomar Holanda
Universidade Potiguar (UNP).
Severo, Eliana Andréa
Centro Universitário UniFBV/Wyden.
Dantas, Deyseane Kélia Tavares
Universidade Potiguar (UNP).


Periódico: Revista Eletrônica Ciências da Administração e Turismo

Fonte: Revista eletrônica Ciências da Administração e Turismo; v. 8, n. 2 (2020); 1-18

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Inovação; Sustentabilidade Ambiental; Inovação, Sustentabilidade Ambiental, Instituições de Ensino Superior


Resumo: A partir da emersão de novas tecnologias, da globalização e de mudanças climáticas, muito se fala em sustentabilidade ambiental e inovações tecnológicas visando o equilíbrio. Neste contexto, as empresas começaram a se preocupar com a forma que são vistas pelos clientes, que passaram a escolher as empresas não só pelos produtos, mas por questões ambientais. Neste cenário, as Instituições de Ensino Superior (IES) assumem o papel de auxiliar os alunos a lidar com as transformações. Assim, este estudo tem como objetivo analisar a importância da inovação para a sustentabilidade ambiental em duas IES da cidade do Natal, Rio Grande do Norte (RN). A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa e exploratória, através de um estudo de caso múltiplo. Os resultados destacam que as IES pesquisadas estão buscando inovações tecnológicas para beneficiar seus discentes, comunidade acadêmica e a sociedade em geral. No que tange a sustentabilidade ambiental percebe-se que a Instituição Gama, com exceção dos cursos diretamente voltados para a temática, não desenvolve práticas sustentáveis ao ponto de conscientizar a sociedade. Enquanto, a Instituição Alfa detém um vasto domínio, tendo em suas estruturas, captação e armazenamento da água da chuva, que são usufruídos pelos alunos e a sociedade em seu entorno.