Publicações de Turismo
Nova busca:        


A IMPORTÂNCIA DAS PESSOAS EM SERVIÇOS HOTELEIROS: UM ESTUDO SOBRE OS ASPECTOS MOTIVACIONAIS DOS COLABORADORES EM UM HOTEL DE LUXO DE FLORIANÓPOLIS.
 
     A IMPORTÂNCIA DAS PESSOAS EM SERVIÇOS HOTELEIROS: UM ESTUDO SOBRE OS ASPECTOS MOTIVACIONAIS DOS COLABORADORES EM UM HOTEL DE LUXO DE FLORIANÓPOLIS.
     
     


Autor(es):
Padilla, Wilter Hugo Silva
Mondo, Tiago Savi
Instituto Federal de Santa Catarina


Periódico: Revista Eletrônica Ciências da Administração e Turismo

Fonte: Revista eletrônica Ciências da Administração e Turismo; v. 1, n. 1 (2013); 16-28

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas, Administração, Hotelaria, Gestão de Pessoas; Gestão de Pessoas, Motivação, Hotelaria


Resumo: A gestão de pessoas é considerada como imprescindível em qualquer empresa. Na hotelaria, tal fato se aprofunda, pois o contato direto com o hóspede pode trazer alta satisfação ou elevada insatisfação. Assim, o objetivo deste estudo é analisar os aspectos motivacionais que influenciam os colaboradores de um empreendimento hoteleiro de Florianópolis-SC em suas atividades profissionais. A pesquisa é de caráter quantitativo, abordagem descritiva e do tipo estudo de caso. O instrumento empregado foi um questionário fechado, auto-aplicável. A amostra foi composta por 126 colaboradores de um hotel de luxo de Florianópolis-SC. Foram realizados procedimentos de estatística descritiva para a análise dos dados. Os principais resultados indicam que colaboradores estão satisfeitos quanto ao salário, à realização profissional, ao reconhecimento e à estabilidade. Sentem a organização posicionada de maneira adequada e competitiva no mercado. Os pontos de melhoria apontados foram a integração entre setores e os treinamentos. Assim, verifica-se que apesar de ser um hotel de luxo e se enquadrar acima da média de mercado, são necessárias algumas ações para aumentar a motivação dos colaboradores e, consequentemente, a qualidade do serviço prestado.