Publicações de Turismo
Nova busca:        


Capacidade de Aprendizagem de Mercado: uma análise sobre seu Desenvolvimento Teórico
 
     Capacidade de Aprendizagem de Mercado: uma análise sobre seu Desenvolvimento Teórico
     
     


Autor(es):
von der Osten, Flávio Luiz
Universidade Federal do Paraná
Dias, Helison Bertoli Alves
Universidade Federal do Paraná
Luz, Victoria Vilasanti
Universidade Federal do Paraná
Toaldo, Ana Maria Machado
Universidade Federal do Paraná
Finoti, Lucas Lira


Periódico: Revista Eletrônica Ciências da Administração e Turismo

Fonte: Revista eletrônica Ciências da Administração e Turismo; v. 6, n. 1 (2018); 16-32

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Marketing; Capacidades. Aprendizagem, Bibliometria


Resumo: O conhecimento aplicado nas organizações é um dos recursos centrais para a obtenção de vantagem competitiva. Entendendo-se que a vida útil dos conhecimentos provenientes do mercado é cada vez menor, percebe-se a importância de se analisar como as organizações adquirem e usam novos conhecimentos (aprendizagem). Com isso, o estudo da Capacidade de Aprendizagem de Mercado (CAM) se torna relevante para disciplina do marketing. Apesar de sua importância, é surpreendente a falta de conhecimento sobre o tema no que diz respeito ao seu desenvolvimento e os caminhos para pesquisas futuras. Para endereçar essas questões, este artigo buscou identificar quais são as raízes teóricas, como vem sendo trabalhada e quais são as perspectivas futuras CAM. Utilizou-se a revisão bibliométrica como estratégia de pesquisa. Identificou-se que a principal origem da capacidade de aprendizagem de mercado são os estudos sobre a Orientação para o Mercado. Também, pode-se observar que as principais linhas de pesquisa relacionam a capacidade de aprendizagem de mercado ao desempenho organizacional, à inovatividade e ao desenvolvimento de novos produtos. Como tendência para pesquisas futuras, destaca-se o estudo da CAM como uma capacidade adaptativa, ou ainda como um construto ambidestro (exploration e exploitation).