Publicações de Turismo
Nova busca:        


Turismo e Cinema: Produção Cinematográfica e Atratividade Turística em Garibaldi-RS, Brasil / Tourism and Cinema: Cinematographic Production and Tourist Attractivity In Garibaldi-RS, Brazil
 
     Turismo e Cinema: Produção Cinematográfica e Atratividade Turística em Garibaldi-RS, Brasil / Tourism and Cinema: Cinematographic Production and Tourist Attractivity In Garibaldi-RS, Brazil
     
     


Autor(es):
Silveira, Vanilson Pereira
Baptista, Maria Luiza Cardinale


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 12, n. 4 (2020): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Turismo/Comunicação; Turismo; Tourism; Cinema; Atratividade Turística; Tourist Attractiveness; Garibaldi-RS, Brasil; Brazil.


Resumo: RESUMOO objetivo do artigo é discutir a relação entre cinema e turismo, tendo como lócus de análise o município de Garibaldi, localizado na Serra Gaúcha no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Em termos teóricos, envolve uma abordagem transdisciplinar, com estudos em Turismo e Comunicação. A metodologia é constituída de uma revisão bibliográfica para abordagem conceitual da temática e identificação das locações contidas nas obras audiovisuais. Em termos de resultados, torna-se possível apontar o cinema como um significativo recurso capaz de promover e divulgar as destinações turísticas. No caso de Garibaldi, as produções cinematográficas, tem representado um diferencial estratégico em seu posicionamento, contribuindo para reafirmar a vocação turística e cinematográfica da região. A criação da Garibaldi Film Commission e da rota cinematografia ‘Garibaldi uma Cidade de Cinema’, estão entre as ações adotadas no intuito de captar produções e diversificar o setor turístico. Ademais, os lugares utilizados como cenários, permitem apontar para a promoção dos atrativos históricos e culturais da região.PALAVRAS-CHAVETurismo; Cinema; Atratividade Turística; Garibaldi-RS, Brasil. ABSTRACTThis paper aims to discuss the relationship between cinema and tourism, taking as its analysis the municipality of Garibaldi, located in Serra Gaúcha [Rio Grande do Sul, Brazil]. Theoretically, it’s a transdisciplinary approach Tourism – Communication with a literature review to approach the theme and to identify locations contained in audiovisual works. It’s possible to point movies as a resource to promote and disseminate tourist destinations. The cinematographic productions that take place in Garibaldi represent a differential strategy to reaffirm the region's vocation to tourism and cinematography. The Garibaldi Film Commission and the cinematography route ‘Garibaldi a cinematography city’ are strategic to capture productions and to diversify the local tourism. In addition, the places used as sceneries can be directed to promote historical and cultural attractions in the region.KEYWORDS Tourism; Cinema; Audiovisual; Communication; Garibaldi-RS, Brazil. AUTORIAVanilson Pereira Silveira – Mestre. Professor na Fundação Universidade Rio Grande, Santa Vitória do Palmar-RS, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2136-9184. E-mail: vanilson.silveira@gmail.comMaria Luiza Cardinale Baptista – Doutora. Professora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul-RS, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7096-1160 E-mail: mlcbaptista@ucs.br REFERÊNCIASAlbernaz, P. da C. (2009). Curta Brasília: A imagem da cidade no olhar do cinema e sua relação com o turismo. Dissertação, Mestrado em Turismo, Universidade de Brasília, Brasília.Beeton, S. (2005). Film induced tourism. Clevedon: Channel View Publications.Brusadin, L., & Rocha G. (2015). Convergências culturais na pós-modernidade. Novas Edições Acadêmicas.Bernardet, J. C. (2001). O que é cinema. São Paulo: Brasiliense.Dias, F. (2010). A promoção de destinos turísticos através do cinema: a via mais eficaz. 1ª Conferência internacional sobre Cinema e Turismo.Fois-Braga, H. (2009). Turismo (d)e Teledramaturgia na narração dos espaços urbanos: a representação da cidade de Tiradentes na minissérie Hilda Furacão da Rede Globo.  Dissertação, Mestrado em Comunicação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais. LinkGastal, S., & Castrogiovanni, A. C. (2003). Turismo na Pós-Modernidade: (des)Inquietações. Porto Alegre: EdiPucrs.Gastal, S. (2005). Turismo, Imagens e Imaginários. São Paulo: Aleph.Molina, S. (2003). O Pós-Turismo. São Paulo: Aleph.Macionis, N. (2004).  Understanding the film induced tourists. Procedings… International Tourism and Media Conference. Melbourne, Australia, Tourism Research Unit, Monash University, p. 86-97.Ministério do Turismo do Brasil. (2007). Estudo de Sinergia e Desenvolvimento entre as Indústrias do Turismo & Audiovisual Brasileiras. Brasília: Ministério do Turismo. LinkMendes, A. C., & Camargo, I. A. (2006). Cidade Maravilhosa: olhares cinematográficos contemporâneos. Discursos Fotográficos, 2(2), 44-67. LinkNascimento, F. M. (2009). Cineturismo. São Paulo: Aleph.Perlin, A. K. (2010). Turismo cinematográfico: potencialidades das produções cinematográficas como fator de atração turística. Trabalho de Conclusão de Curso, Bacharelado em Turismo,  Centro Universitário La Salle, Canoas, RS. LinkPrefeitura Municipal de Garibaldi. (2015). Comercial de Natal da Coca-Cola, gravado em Garibaldi, já está no ar. LinkReijnders, S. (2011). Stalking the count: Dracula, fandom and Tourism. Annals of Tourism Research, 38(1), 231-248. LinkRoesch, S. (2009). The Experiences of Film Location Tourists. Briston: Channel View Publications. PROCESSO EDITORIAL Recebido: 26 ABR 19; Aceito: 15 SET 20