Publicações de Turismo
Nova busca:        


ANÁLISE DE SATISFAÇÃO NO TRABALHO DOS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS NOVA PONTE LTDA
 
     ANÁLISE DE SATISFAÇÃO NO TRABALHO DOS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS NOVA PONTE LTDA
     
     


Autor(es):
Hugen, Priscila Hasckel
Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
Abreu, Jean Carlos de
Estácio de Sá - SC
Schiavoni, Marcos Alexandre
Mestre em Administração – UDESC/ESAG


Periódico: Revista Eletrônica Ciências da Administração e Turismo

Fonte: Revista eletrônica Ciências da Administração e Turismo; v. 4, n. 4 (2016); 20-41

Palavras-chave:
Administração; ANÁLISE DE SATISFAÇÃO


Resumo: O presente artigo tem o objetivo de analisar o nível de satisfação dos funcionários da empresa Distribuidora de Bebidas Nova Ponte Ltda. Realizou-se a pesquisa bibliográfica, acerca do tema satisfação. A presente pesquisa caracteriza-se como descritiva. Para aa coleta de dados, formulou-se um questionário com 26 afirmativas positivas utilizando como base teórica as variáveis de Assis (2005). O questionário foi elaborado com perguntas fechadas utilizando a escala Likert para coleta e posterior quantificação dos dados. Para cada resposta foram atribuídos valores de 1 a 5, devendo os respondentes optar por concordo totalmente, concordo parcialmente, neutro, discordo parcialmente e discordo totalmente, sendo 1 discordo totalmente e 5 concordo totalmente. Posteriormente realizou-se entrevista semiestruturada com o responsável pela empresa em Setembro de 2014, tendo como base teórica a mesma utilizada para a elaboração do questionário. Assim, a pesquisa pode ser caracterizada como qualitativa e quantitativa. Por último, foram efetuadas as devidas análises utilizando-se da escala de Likert para tabulação, e sugeridas as melhorias necessárias. Assim, foram identificados níveis de satisfação com relação aos pares e insatisfação em relação às variáveis relacionadas à liderança, políticas e práticas de recursos humanos e ainda com a empresa em um âmbito geral, atingindo os objetivos da pesquisa. Dessa forma, sugere-se melhorias para os pontos de insatisfação identificados, para que a empresa possa obter índices de satisfação no seu ambiente interno, melhorando sua efetividade. Palavras-chave: Recursos humanos, satisfação no trabalho, cultura organizacional.