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Oficinas culinárias remotas: relato de experiência em uma escola pública da rede federal de ensino
 
     Oficinas culinárias remotas: relato de experiência em uma escola pública da rede federal de ensino
     Remote cookery workshops: experience report in a public school of the federal education network
     Talleres de cocina remota: informe de experiencia en una escuela pública de la red federal de educación


Autor(es):
Nogueira, Renata de Souza
Silva, Elga Batista da


Periódico: Revista Mangút

Fonte: Revista Mangút: Conexões Gastronômicas; v. 1, n. 1 (2021)

Palavras-chave:
; Gastronomia; Educação Alimentar e Nutricional; Culinária; Ensino Remoto Emergencial.


Resumo: Abordagens específicas emergiram por parte de educadores de diferentes áreas devido à suspensão das aulas presenciais, acarretada pela pandemia do novo coronavírus. Por conta deste cenário, este trabalho apresentará um relato de experiência acerca do planejamento e execução de oficinas culinárias remotas, como parte das atividades pedagógicas não-presenciais em uma instituição de ensino da rede pública. Para tanto, considerou-se a utilização da culinária como estratégia metodológica que tem sido apontada como uma importante ferramenta de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Para a realização das quatro oficinas, voltadas aos discentes do segundo segmento do ensino fundamental, foram escolhidos conteúdos relacionados aos seguintes eixos: 1) Comidas e afetos: a construção do eu; 2) Imagem corporal e padrões de beleza; 3) Raízes (comida e partilha) e 4) Patrimônios naturais e culturais do Brasil. A partir da experiência vivenciada nas videoconferências foi possível perceber que as oficinas atenderam ao objetivo de promover reflexão e estímulo ao desenvolvimento de habilidades culinárias entre os participantes.