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O Modelo de Gestão da European Foundation for Quality Management (EFQM) para Destinos Turísticos: Uma Discussão Teórica
 
     O Modelo de Gestão da European Foundation for Quality Management (EFQM) para Destinos Turísticos: Uma Discussão Teórica
     
     


Autor(es):
Limberger, Pablo Flôres
Mendes, Julio da Costa


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 7, n. 4 (2015): DOSSIÊ COMPETITIVIDADE DAS DESTINAÇÕES TURÍSTICAS

Palavras-chave:
turismo/gestão; Modelos de excelência; European Foundantion for Quality Management (EFQM); Gestão de destinos.


Resumo: A competitividade de um destino está relacionada com a experiência turística. A gestão do destino como um todo se torna fundamental para gerir de forma coesa os recursos e processos de uma determinada localidade. Como forma de garantir uma gestão eficiente, diferentes modelos de qualidade foram elaborados para as empresas, tais como: família ISO 9000; European Foundation for Quality Management (EFQM); Malcon Baldridge National Quality Award; e Balanced Scorcard. O objetivo desta investigação é de discutir a adaptação do modelo do EFQM para os destinos turísticos. O modelo do EFQM considera os meios e os resultados como os dois grandes grupos de categorias, sendo: os meios (lideranças, pessoas, estratégias, parceiros e recursos e processos, produtos e serviços); e os resultados (resultados pessoas, resultados clientes, resultados sociedades e resultados chaves). Como resultado é possível notar que a proposta de Mendes (2004) é um avanço quanto às especificidades do EFQM para os destino turístico. Entretanto, este modelo precisa ser aplicado de forma empírica para que possa identificar áreas que necessitem de novas adaptações e melhorias. Palavras-Chave: Turismo. Gestão de destinos.  Modelos de excelência. European Foundation for Quality Management (EFQM).   The Management Model of European Foundation for Quality Management (EFQM) for Tourist Destinations: A Theoretical Discussion - The competitiveness of a destination is related to the tourist experience. Destination management as a whole it is essential to manage cohesively resources and processes of a particular locality. In order to ensure efficient management, different quality models have been developed for companies such as: ISO 9000 family; European Foundation for Quality Management (EFQM); Malcolm Baldridge National Quality Award; and Balanced Scorecard. The purpose of this research is to discuss the adaptation of the EFQM model for tourist destinations. The EFQM model considers the means and the results as the two major groups of categories, as follows: the means (leadership, people, strategies, partners and resources and processes, products and services); and the results (results people, customer results, results and key findings societies).The adaptation of Mendes (2004) is a breakthrough as the specifics of the EFQM for the tourist destination, however, this model needs to be applied empirically so you can identify areas that require further adjustments and improvements. Keywords: Tourism. Management destinations. Models of excellence. European Foundation for Quality Management (EFQM).