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Hospitalidade em Eventos – Estudo de Casos Múltiplos: Escola de Samba Vai-Vai, Campus Party e Fashion Cruise / Hospitality in Events – Study of Multiple Cases: Vai-Vai Samba School, Campus Party and Fashion Cruise
 
     Hospitalidade em Eventos – Estudo de Casos Múltiplos: Escola de Samba Vai-Vai, Campus Party e Fashion Cruise / Hospitality in Events – Study of Multiple Cases: Vai-Vai Samba School, Campus Party and Fashion Cruise
     
     


Autor(es):
Wolff, Carla Kiyokawa
Wada, Elizabeth Kyoko


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 10, n. 3 (2018): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo/Hospitalidade; Hospitalidade. Hospitality. Economia Criativa. Criative Economy.Competitividade. Competitiveness.Evento. Event. São Paulo, SP, Brazil.


Resumo: Esta pesquisa propõe discussão sobre a competitividade das cidades, utilizando como ferramenta a hospitalidade e a economia criativa em grandes eventos. Tem com objetivo compreender as relações de hospitalidade entre stakeholders em eventos que promovem a economia criativa na cidade de São Paulo. Para esta investigação foi utilizado o estudo de casos múltiplos em acordo com o protocolo proposto por Yin (2005), orientando a estratégia na utilização de entrevistas semiestruturadas, na observação participante e nas visitas técnicas. Para o tratamento dos dados utilizou-se a técnica da análise categorial (Bardin, 2011), em que três eventos distintos, que promovem a valorização do conjunto de atividades relacionadas à criatividade, serviram como base para esta pesquisa: (1) Carnaval da Escola de Samba Vai-Vai; (2) Campus Party; e (3) Fashion Cruise. Com os resultados obtidos foi possível concluir que a competitividade da cidade de São Paulo é fortalecida pelas relações de hospitalidade e pela economia criativa presentes nos eventos, gerando novas experiências aos seus visitantes, embora não dependa apenas destes fatores.PALAVRAS-CHAVEHospitalidade. Economia Criativa. Competitividade. Evento. São Paulo, SP.ABSTRACTThis research proposed a discussion about the competitiveness of the city, using as a tool the hospitality and the creative economy in big events, with the general objective of understanding hospitality relations among stakeholders in events that promote the creative economy in the city of São Paulo. For this investigation the multiple case study was used according to the protocol proposed by Yin (2005), orienting the strategy in the use of semi-structured interviews, participant observation and technical visits. For the data treatment, the categorical analysis technique was used (Bardin, 2011), where three distinct events that promote the valorization of the set of activities related to creativity served as a basis for this research: (1) Carnival of the Vai-Vai Samba School; (2) Campus Party; and (3) Fashion Cruise. With the results obtained, it was possible to conclude that the competitiveness of the city of São Paulo is strengthened by the hospitality relations and the creative economy present at the events, generating new experiences for visitors, although it does not depend only these factors.KEYWORDSHospitality. Competitiveness. Criative Economy. Event. São Paulo, SP.AUTORESCarla Kiyokawa Wolff – Mestra, pelo Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/8168337012710689. E-mail: carlakiyokawa@hotmail.comElizabeth Kyoko Wada – Doutora. Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4904816535433696 E-mail: ewada@uol.com.br REFERÊNCIAS Andrade, R. B. (1999). Manual de eventos. Caxias do Sul: EDUCS.Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.Bianchi, C. G., & de Figueiredo, J. C. B. (2016). A Influência dos mecanismos de fomento no processo de internacionalização da economia criativa no Brasil: o caso da APEX no setor de arquitetura. Administração Pública e Gestão Social, 1(3), 174-186. LinkCAMARGO, L. O. L. (2003). Os domínios da hospitalidade. Hospitalidade: cenários e oportunidades. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 61-71.Campus Party (2016). LinkCastelli, G. (2011). Hospitalidade: a inovação na gestão das organizações prestadoras de serviços. São Paulo: Saraiva.Cruz, R. D. C. (2002). 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