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Uma Proposta de Planejamento Turístico e sua Aplicação em Pelotas, RS
 
     Uma Proposta de Planejamento Turístico e sua Aplicação em Pelotas, RS
     
     


Autor(es):
Fritzen, Fabiano Milano
Rudzewicz, Laura
Ceretta, Caroline Ciliane


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 7, n. 3 (2015): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas / Turismo; Planejamento turístico. Destino turístico. Grupo Gestor. Programa de Regionalização do Turismo. Política de turismo.


Resumo: Este artigo apresenta experiência planejamento turístico em Pelotas, RS, conduzida pelo Grupo Gestor (GG), seguindo ações do Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo. Realizado o diagnóstico, os integrantes do GG Pelotas participaram da análise e tomada de decisão seguindo estratégias para a consolidação de destino, considerando-se as 13 dimensões descritas no estudo. Utilizou-se uma aproximação à pesquisa-ação, com abordagem quali-quantitativa e descritiva, para desenvolver o planejamento em questão. Houve quatro etapas de capacitação, utilizando-se a análise SWOT para sua construção. A partir do diagnóstico, realizou-se a hierarquização das variáveis através da Matriz de Densidade. Dessa forma, foram conhecidas as estratégias prioritárias ao planejamento de Pelotas como destino turístico, fornecendo a base para a construção do plano de ação, o qual não se efetivou. A experiência trouxe aspectos positivos como a articulação dos atores para o desenvolvimento do turismo local, motivando reflexões a respeito da condução das políticas nacionais de Turismo. Palavras-chave: Turismo. Política de Turismo. Planejamento Turístico. Pelotas, RS. A Proposal for Tourism Planning and Its Application in Pelotas, Brazil -  The planning was motivated by the actions of Tourism Regionalization Program (MTUR) . From the diagnostic “Competitive Study Pelotas”, the members of the MG Pelotas were  mobilized to the analysis and decision making about the variables and dimensions of the study and the collaborative construction of strategies to  consolidate the destination. It was used research-action with a quali-quantitative and descriptive approach to develop this collaborative work between different local actors. It was made in four steps, through capacitating modules, and with the use of the analysis SWOT for its construction. From a local reality diagnostic about the 13 dimensions described in the study, it was made the hierarchy of variables through the Density Matrix.   Given that, the priority strategies to the planning of Pelotas as a tourist destination were known, providing the basis for the action plan’s elaboration which was not carried out. The experience brought some positive aspects to the articulation of the actors for the local tourism development, leading to reflections concerned about the conduction of the national tourism policies. Keywords: Tourism. Tourism Policy. Tourism Planning. Pelotas, RS, Brazil.   Fabiano Milano Fritzen – Doutor. Professor assistente do Departamento de Administração, Faculdade de Administração e de Turismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS. Currículo lattes.cnpq.br/9225395801805801. E-mail: fmfritzen@gmail.com Laura Rudzewicz – Mestre. Professora assistente do Departamento de Turismo, Faculdade de Administração e de Turismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS. Curriculo lattes.cnpq.br/3839468278134356. E-mail: laurar.turismo@gmail.com Caroline Ciliane Ceretta – Mestre. Professora assistente do Departamento de Turismo, Faculdade de Administração e de Turismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS. Curriculo lattes.cnpq.br/4388433550209518. E-mail: carolineceretta@hotmail.com