Publicações de Turismo
Nova busca:        


Processos entre Ensino, Aprendizagem e Avaliação: Uma Experiência em Curso no Turismo Teaching, Learning and Assessment Processes: An experience in a Tourism Course
 
     Processos entre Ensino, Aprendizagem e Avaliação: Uma Experiência em Curso no Turismo Teaching, Learning and Assessment Processes: An experience in a Tourism Course
     
     


Autor(es):
Cisne, Rebecca


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 8, n. 4 (2016): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo; Turismo. Curso Guia de Turismo. Pronatec. Avaliação Formativa Alternativa. Recife, Pernambuco, Brasil.


Resumo: RESUMO Este relato tem como objetivo apresentar experiência de ensino-aprendizagem-avaliação no Curso de Guia de Turismo, do Pronatec, realizado em instituição de ensino superior da Região Metropolitana de Recife. A partir disso, são apresentadas as dificuldades, inseguranças e práticas de uma Avaliação Formativa Alternativa [AFA], tendo como base pressupostos de Fernandes (2005a). A natureza qualitativa descritiva do estudo valeu-se de pesquisas bibliográficas. A narrativa da experiência, por sua vez, segue uma abordagem monográfica, que utilizou como instrumento um portfólio contendo as tarefas realizadas em sala e um memorial descritivo de aprendizagens de autoria dos alunos. São utilizados trechos do memorial e portfólio entregues, para ilustrar a construção do conhecimento por meio de processos cognitivos e metacognitivos. Como resultados, indica-se o acolhimento dos discentes, à proposta. PALAVRAS-CHAVE Turismo. Curso Guia de Turismo. Pronatec. Avaliação Formativa Alternativa. Recife, Pernambuco, Brasil. ABSTRACT The paper aims to present an experience report of a teaching-learning-evaluating processes developed in a tourism guide course by Pronatec, in a college located in Recife, Pernambuco, Brazil. The objective was to integrate teaching, learning and evaluating processes. This report presents the hardships, insecurity and the practices of an Alternative Formative Evaluation based on Domingues Fernandes theory. The qualitative approach of this study classifies it into a descriptive research that used literature review and content analysis as procedures to data analysis; the writing of the report follows a monographic approach. The results emerge from the narrative experience of the evaluation process itself that used a portfolio with the tasks done by the students as well as learning descriptive memorial, from where the data for analysis has been collected. On this hand, it was used memorial passages to illustrate the knowledge building activity that happened through cognitive and metacognitive process. KEY-WORDS Tourism. Tourism Guide Course. Pronatec. Formative Alternative Evaluation. Recife, Pernambuco, Brazil. Rebecca Cisne – Mestra. Professora na Faculdade de Comunicação Tecnologia e Turismo [Facottur], Olinda, Pernambuco e na Faculdade Joaquim Nabuco, Paulista, Pernambuco. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3817626566726111. E-mail: rebeccacisne@gmail.com