Publicações de Turismo
Nova busca:        


O Turismo Rural e os Produtos Locais: Construção Social da Qualidade a Partir da Teoria das Convenções / Rural Tourism and Local Products: Social Construction of Quality from Theory of Conventions
 
     O Turismo Rural e os Produtos Locais: Construção Social da Qualidade a Partir da Teoria das Convenções / Rural Tourism and Local Products: Social Construction of Quality from Theory of Conventions
     
     


Autor(es):
Costa da Silva, Marielen Aline
Schinaider, Anelise Daniela
Mello Dorneles, Filipe
Costa da Silva, Suelen Cristine


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 9, n. 3 (2017): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo; Rural Tourism. Local Products. Theory of Conventions. Quality.


Resumo: RESUMOO turismo rural caracteriza-se como uma atividade capaz de valorizar os modos de vida do meio rural, além de dinamizar a econômica local através da venda direta aos consumidores, fortalecendo as cadeias curtas. Este processo de [re]conexão entre produtores e consumidores é marcado fortemente pelas relações de confiança e reciprocidade que caracterizam os ‘novos’ padrões de qualidade. Dessa forma, o presente ensaio pretende contextualizar o estado da arte da relação entre turismo rural e produtos locais, compreendendo seu conceito e sua importância para o rural, bem como o processo de construção social da qualidade através da Teoria das Convenções. Para atender essa proposta, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, a fim de levantar as principais bases científicas que norteiam o tema. Por fim, observou-se que determinadas dinâmicas dos mercados locais podem ser esclarecidas por aspectos da Teoria das Convenções, na qual a construção dos mercados e da confiança é assegurada pelas relações pessoais, garantindo a qualidade dos produtos.PALAVRAS-CHAVETurismo Rural. Produtos Locais. Teoria das Convenções. Qualidade. ABSTRACTRural tourism is characterized as an activity capable of enhancing rural livelihoods, as well as boosting the local economy through direct sales to consumers, strengthening the short chains. This process of [re]connection between producers and consumers is strongly marked by the relations of trust and reciprocity that characterize the 'new' quality standards. This article tries to contextualize the state of the art of the relationship between rural tourism and local products, considering its concept and its importance for the rural, likewise the process of social construction of quality through the Theory of Conventions. In order to meet this proposal, was an search exploratory bibliographical carried out in order to raise the main scientific bases that guide the theme. Finally, concludes that certain dynamics of local markets can be clarified by aspects of the Theory of Conventions, where the construction of markets and trust is ensured by personal relationships, ensuring the quality of products.KEYWORDSRural Tourism. Local Products. Theory of Conventions. Quality.AUTORESMarielen Aline Costa Da Silva – Mestre. Doutoranda de Agronegócios, Universidade federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/8317120974241018. Email: eng.agronomamarielencosta@hotmail.comAnelise Daniela Schinaider - Mestranda em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/2163167569858151. E-mail: anelise.schinaider@ufrgs.brFilipe Melo Dorneles – Bacharel em Administração. Cursa Especialização em Agronegócio, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: fidorneles@gmail.comSuelen Cristine Costa Da Silva – Mestra. Professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, nos cursos de bacharelado e licenciatura em Gestão Ambiental, São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, Brasil. Currículo:  http://lattes.cnpq.br/7484638509337517. E-mail: suelenccs@gmail.com REFERÊNCIAS Benko, G. (1996) Economia, espaço e globalização na aurora do século XXI. São Paulo: Hucitec.Boltanski, L. & Thévenot, L. (1991) De la justification: les économies de la grandeur.  Paris: Gallimard.Candiotto, L. Z. P. (2010) Elementos para o debate acerca do conceito de turismo rural. Turismo em Análise, 21(1), 3-24.Carneiro, M.J. (2002) Multifuncionalidade da agricultura e ruralidade: uma abordagem comparativa. In: Moreira, R. J. & Costa, L. F. de C. C. Mundo rural e cultura. Rio de Janeiro: Mauad.Cassol, A. (2013) Redes Agroalimentares Alternativas: mercados, interação social e a construção de confiança.Cruz, F. T.; Schneider, S. (2010) Qualidade dos alimentos, escalas de produção e valorização de produtos tradicionais. Revista Brasileira de Agroecologia, 5(2), 22-38.Fachin, O. (2002) Fundamentos de metodologia. São Paulo: Saraiva.Ferrari, D. L. (2011) Cadeias agroalimentares curtas: a construção social de mercados de qualidade pelos agricultores familiares em Santa Catarina. 334 f. 2011. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.Fonseca, J. J. S. (2002) Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, Apostila.Fonseca, M.T.; Ferreti, P.G.Z. & Borges, A.M.B. (2006) Comida local: o tronco da ligação entre as raízes identitárias, o convívio e o desenvolvimento local. Anais... 5° Congresso Internacional sobre Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável,  55-56.Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural. (2004) Turismo rural: perspectivas para a agroindústria artesanal. Turismo Rural Brasileiro: Região Sudeste. São        Paulo.Juran, J. M. (1991) A qualidade desde o projeto. São Paulo: Thomson Pioneira.Klein, A. L. (2012) A função educativa das propriedades rurais e o turismo rural pedagógico: duas experiências na região Sul do Brasil. 170 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.Lage, B. H. G. & Milone, P. C. (2000) Fundamentos econômicos do turismo. In: Lage, B.H.G. & Milone, P. C. (Orgs.). Turismo: teoria e prática. São Paulo: Atlas.Lindner, M. (2008) O turismo na revalorização da agroindústria rural na rota gastronômica de Silveira Martins-RS. Santa Maria, RS: Facos UFSM.Mattei, L. (2004) Turismo rural e ocupações não-agrícolas: o caso de Santa Catarina. In: Campanhola, C. & Silva, J. G. (org.). O novo rural brasileiro: novas atividades rurais, 6. Brasília, DF, Embrapa Informação Tecnológica, p. 183-218.Mcenroe, K.B. (2010) Public education of integrated farm systems using agri-tourism. These (Master of Landscape Architecture) – Faculty of California State Polytechnic University, Pomona.Mcenroe, K.B. (2010) Public education of integrated farm systems using agri-tourism. These (Master of Landscape Architecture) – Faculty of California State Polytechnic University, Pomona.Molinari, G.T. & Padulá, A. D. (2013) A construção social da qualidade na microrregião do vale dos vinhedos. Revista de Economia e Sociologia Rural, 51(1), 183-202.Nardi, O. & Miorin, V. M. F. (2006) Turismo em espaço rural e desenvolvimento local na quarta colônia de imigração italiana do Rio Grande do Sul. Anais... 5° Congresso Internacional sobre Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável, 55-56.Nichele, F. S. (2010) Agroindústria familiar rural e a qualidade da produção artesanal na região metropolitana de Porto Alegre: o enfoque da teoria das convenções. 88f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.Oliveira C. G. S. (2005) Turismo rural e desenvolvimento local. Anais... Congresso Brasileiro de Turismo Rural.Órlean, A. (1994) Analyse économique des conventions. Paris: Presse Universitaires de France.Portuguez, A. P. (2002) Agroturismo e desenvolvimento regional. São Paulo: Hucitec.Renard, M. C. (2003) Fair trade: quality, market and conventions. Journal of Rural Studies, 19(1), 87-96.Santos, A. B. (2004) Desenvolvimento regional e capital social: uma abordagem para a microrregião de Presidente Prudente – SP. 2005. 233f. Dissertação (mestrado em geografia) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente.Scarabelot, M. & Schneider, S. (2012) As cadeias agroalimentares curtas e desenvolvimento local – um estudo de caso no município de Nova Veneza-SC. Revista Faz Ciência, 14(19), 101-116.Silva, G. J. (2002) O novo rural Brasileiro. Campinas: Unicamp.Silva, M. A. (2015) A prática do turismo rural pedagógico: aspectos motivacionais e impressões dos benefícios para as famílias e comunidades rurais. 123 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.Tulik, O. (2003) O turismo rural. São Paulo: Aleph.Vergara, C. M. A. C. (2016) Gestão da qualidade na área de alimentos. Nutrivisa – Revista de Nutrição e Vigilância em Saúde. 2(3), 99-100.Wilkinson, J. A. (1999) A contribuição da teoria francesa das convenções para os estudos agroalimentares: algumas considerações iniciais.  Estudos FEE, 20(2), 64-80.Wilkinson, J. A. (2003) A pequena produção e sua relação com os sistemas de distribuição. Anais... Seminário de Políticas de Seguridad Alimentaria y Nutrición na América Latina.  Campinas: Unicamp.Wurlitzer, N. J.  (2007) Industrialização de alimentos visando a saúde do consumidor. Rio de Janeiro: Senai. Recebido: 13 OUT 2016Avaliado: OUT - DEZAprovado: 26 JUN 2017