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Autoplágio e Pesquisa Científica: Moral e Ética na Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade / Self-Plagiarism and Scientific Research: Moral and Ethics in Tourism and Hospitality Post Graduation Programs
 
     Autoplágio e Pesquisa Científica: Moral e Ética na Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade / Self-Plagiarism and Scientific Research: Moral and Ethics in Tourism and Hospitality Post Graduation Programs
     
     


Autor(es):
Rejowski, Mirian
Rodrigues, Vanuza Bastos


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 10, n. 4 (2018): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo; Turismo. Tourism. Hospitalidade. Hospitality. Ética. Ethic. Autoplágio. Self-Plagiarism. Autocitação. Self-Citation.


Resumo: RESUMOEste artigo tem por pretensão incentivar a discussão sobre o autoplágio em produções científicas no Turismo e na Hospitalidade, com base na ética acadêmica. Para tanto, buscou analisar as opiniões de pesquisadores que atuam como coordenadores de programas de pós-graduação stricto sensu da área, sobre a utilização de autoplágio em artigos acadêmicos. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, mediante aplicação de questionário a coordenadores de programas de mestrado e doutorado em Turismo e Hospitalidade no Brasil. Na literatura há uma dimensão ainda indefinida sobre o autoplágio, em meio à legislação sobre o tema e aos preceitos da moral e da ética. Os pesquisadores tendem a usar a autocitação sem considera-la como autoplágio, e destacam o produtivismo com impacto negativo na produção de novas pesquisas. Observou-se que a autocitação na ética acadêmica está em debate e, embora apresente discordâncias dentro da academia, os resultados apontaram forte tendência pela adoção dos critérios estabelecidos pelo CNPq.PALAVRAS-CHAVETurismo. Hospitalidade. Ética. Autoplágio. Autocitação. ABSTRACTThis article intends to encourage the discussion about self-plagiarism in scientific productions in Tourism and Hospitality based on academic ethics. Therefore, it was sought to analyze the opinions of researchers, who act as coordinators of stricto sensu post-graduate programs in the area, on the use of self-plagiarism in academic articles. This study regards an exploratory and qualitative research through the application of a questionnaire for coordinators of master's and doctoral degree programs in Tourism and Hospitality in Brazil. In the literature there is still an undefined dimension on self-plagiarism amid legislation on the theme and the precepts of morality and ethics. Researchers tend to use self-citation without considering it as self-plagiarism and highlight productivism with negative impact on the production of new research. It was observed that self-citation in academic ethics is under debate and, although it presents disagreements within the academy, the results pointed out a strong tendency for the adoption of the criteria established by National Council for Scientific and Technological Development (CNPq).KEYWORDSTourism. Hospitality. Ethic. Self-Plagiarism. Self-Citation. AUTORASMirian Rejowski – Doutora. Professora no Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C. Currículo:  http://lattes.cnpq.br/8468269699377558 E-mail: mirwski@gmail.comVanuza Bastos Rodrigues – Mestra. Doutoranda em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4031392207390120 E-mail: vanuzabastos@bol.com.br REFERÊNCIASAcademia Brasileira de Ciências (2015). 4ª Conferência Mundial sobre Integridade científica. LinkAzevedo, E. S. (2008). Desafios da bioética no século XXI. Gazeta Médica da Bahia, 78(1), 37-40. LinkBarbosa, D. A., Egry, E. Y. & Cabral, I. E. (2015). Integridade em pesquisa. Quais caminhos devemos seguir? Esc Anna Nery, 19(3), 395-400. LinkBardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.Barbalho, C. R. S. (2005). Periódico científico: parâmetros para avaliação de qualidade. In S. M. S. P. Ferreira & M. G. Targino (Orgs.). Preparação de revistas científicas. São Paulo: Reichmannn & Autores.Bretag, T. & Mahmud, S. (2009). A model for determining student plagiarism: Electronic detection and academic judgement. Journal of University Teaching & Learning Practice, 6(1), 1-14. LinkChanlat, J. (1992). A caminho de uma nova ética das relações nas organizações. 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