Publicações de Turismo
Nova busca:        


Acessibilidade Virtual em Destinos Turísticos Inteligentes: Os Casos de Curitiba [Brasil] e Málaga [Espanha] / Virtual Accessibility in Intelligent Tourist Destinations: The Cases of Curitiba [Brasil] and Málaga [Espanha]
 
     Acessibilidade Virtual em Destinos Turísticos Inteligentes: Os Casos de Curitiba [Brasil] e Málaga [Espanha] / Virtual Accessibility in Intelligent Tourist Destinations: The Cases of Curitiba [Brasil] and Málaga [Espanha]
     
     


Autor(es):
Fernandes, Diogo Lüders
Bernier, Enrique Torres


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 13, n. 1 (2021): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo; Turismo; Tourism; Acessibilidade Virtual; Accessibility; Destino Turístico Inteligente; Smart Tourist Destination; Curitiba, Brazil; Malaga, Spain.


Resumo: RESUMOOs destinos turísticos inteligentes inovam por meio do uso da tecnologia como instrumento de gestão e planejamento, provendo informações para os gestores, comunidade e turistas. A busca do desenvolvimento sustentável se dá por meio da gestão participativa, na qual a mobilidade, a acessibilidade e a qualidade de vida estejam aliadas às experiências no destino, de forma a satisfazer residentes e turistas. Portanto este trabalho tem como objetivo avaliar Curitiba e Málaga, de forma comparativa, como destino turístico inteligente, tendo por base critérios de acessibilidade virtual. Para tanto fez-se uso de métodos qualitativos, descritivos e exploratórios cujas principais técnicas de coleta de dados foram: pesquisa bibliográfica e documental, registro por meio de roteiro de investigação em websites oficiais de turismo. As análises se deram por meio do emparelhamento teórico-prático. Observou-se que ambas as cidades, Curitiba e Málaga, estão desenvolvendo ações com objetivo de serem reconhecidas como destinos turísticos inteligentes, quanto aos critérios de acessibilidade virtual.PALAVRAS-CHAVETurismo; Acessibilidade Virtual; Destino Turístico Inteligente; Curitiba, Brasil; Málaga, Espanha. ABSTRACTIntelligent tourist destinations are characterized by be innovative where technology is used as an instrument of management and planning, providing information to managers, community and tourists. The pursuit of sustainable development occurs through participatory and decentralized management with the use of governance, in spaces where the mobility, accessibility and quality of life are experience at destination allied to meet residents and tourists. Therefore, this work has as objective: to evaluate Curitiba and Malaga comparatively as intelligent tourist destination based on criteria of virtual accessibility. For both made use of qualitative methods, descriptive and exploratory, whose main data collection techniques were the bibliographical and documentary research, record in field through a script of official websites of tourism. The analyses were by means of pairing practical theorist. It was observed that both cities, Curitiba and Malaga, are developing actions to be recognized as intelligent tourist destinations.KEYWORDSTourism; Accessibility; Smart Tourist Destination; Curitiba, Brazil; Malaga,Spain. AUTORIADiogo Lüders Fernandes – Doutor. Professor do Curso de Turismo da Unicentro, Irati, Paraná, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7468055592844265 E-mail: diggtur@yahoo.com.brEnrique José Torres Bernier – Doutor. Professor na Universidade de Málaga, Málaga, Espanha. Currículo: http://www.escuelaturismorural.com/staff/presidente-enrique-jose-torres-bernier/ E-mail: ejtorres@uma.es REFERÊNCIASÁlvarez, U. C., Rodríguez, J. A. G. & Duarte, L. M. M. (2017). Destinos turísticos inteligentes: ¿Estrategia para el desarrollo local en países pobres?. Turydes – Turismo y Desarrollo, 10 (22). LinkAscher, F. (2010). Os novos princípios do urbanismo. São Paulo: Romano Guerra.Brea, J. A. F., González, M. E. A., & Vila, T. D. (2008). La accesibilidad como oportunidad de mercado en el management de destinos turísticos. Revistas de Análisis Turísticas, 5(1), 30-45. LinkCañadas, J. A., & Sánchez, R. G. (2014). Accesibilidad web: un importante paso en el turismo para personas com discapcidad. Turydes – Turismo y Desarrollo, 7(17). LinkCarvalho, S. M. S. (2012). Acessibilidade do Turismo no Parque Nacional Serra da Capivara-PI. Turismo em Análise, 23(2), 437-463. LinkCassapian, M. R., & Rechia, S. (2014). Lazer para todos? Análise de acessibilidade de alguns parques de Curitiba, PR. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 22(1), 25-38. LinkCésar, P. A. B. (2010). Urbanização turística: esboço para definição de uma categoria de espaço social. Turismo em Análise, 21(2), 406-420. LinkCruz, M. M. (2018). Curitiba: um destino turístico inteligente? Dissertação, Mestrado em Turismo, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil. LinkDarcy, S. (2010). Inherent complexity: Disability, accessible tourism and accommodation information preferences. Tourism Management, 31(6), 816-826. LinkGil, A. M., Fernández, B. & Herrero, J. L. (2015). Los Destinos Turísticos Inteligentes en el marco de la Inteligencia Territorial: conflictos y oportunidades. Investigaciones turísticas, 10(2), 1-25. LinkInstituto Valenciano de Tecnologias Turísticas. (2015). Destinos Turísticos Inteligentes: Manual operativo para la configuración de destinos turísticos inteligentes. Invat.tur / Generalitat Valenciana: Valência. LinkIvars, J., Solsona, J., & Giner, D. (2016). Gestión turística y tecnologías de la información y la comunicación (TIC): El nuevo enfoque de los destinos inteligentes. Documents d’Anàlisi Geogràfica, 62(2), 327-346. LinkLaville, C., & Dionne, J. (1999). A construção do saber: Manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artmed.Martinez, A. M. S., & Monserrat-Gauchi, J. (2016). La accesibilidad, requisito de los sítios web oficiales. Análisis da accesibilidad las webs turísticas de la costa mediterránea española. Revista de Estrategias, Tendenciais e Innovación em Comunicación, 12, 69-90. LinkMichopuolou, E., & Buhalis, D. (2013). Information provision for challenging markets: The case of the accessibility requiring market in the context of tourism. Information & Management, 50(1), 229–239. LinkConselho Paranaense de Turismo. (2016). Paraná Turístico 2026: Pacto para um destino inteligente. LinkPerles-Ribes, J. F., Ramón-Rodríguez, A. & Vera-Rebollo, J. F., & Ivars-Baidal, J. (2017). The end of growth in residential tourism destinations: steady state or sustainable development? The case of Calpe. Current Issues in Tourism, 21(12), 1355-1385. LinkPinto, M. J. A., & Nakatani, M. S. M. (2019). O papel do planejamento urbano no desenvolvimento de Curitiba em um destino inteligente. Revista Turismo & Cidades, 1(2), 1-20. LinkRaigón, J. M. C., López, R. S., & Pulido, C. O. (2015). De la última ‘ciudad de dios’ a la ‘ciudad inteligente’. Turydes – Turismo y Desarrollo, 8(18). LinkRodriguez-Sanchez. M.C. & Martinez-Romo. (2017). GAWA – Manager for accessibility Wayfinding apps. International Journal of Information Management, 37(6), 505-519. LinkSakiyma, W. F., & Souza, S. R. (2016). Jardim Botânico de Curitiba-PR, Brasil: possibilidade de inclusão de deficientes visuais. Cultur – Revista de Cultura e Turismo, 10(1), 112-142. LinkSantos, S. R., & Gândara, J. M. G. (2016). Destino turístico inteligente: construção de um modelo de avaliação com base em indicadores para planejamento, gestão e controle de destinos histórico-culturais patrimônio da humanidade, analisando o caso de São Luís (Maranhão, Brasil). Cultur – Revista de Cultura e Turismo, 10(2), 69-79. LinkSantos, S. R., Souza Neto, V. R., Pereira, L. R. S., Gândara, J. M., & Silva, S. R. X. (2016). Smart Destination: accessibility at the heritage city of Sa~o Lui´s - Maranha~o, a study about online reputation based in TripAdvisor. Marketing and Tourism Review, 1(2), 1-27. LinkSantos, S. R., Gândara, J. M., Leite, A. R. L., & Souza, A. G. (2019). Destino turístico inteligente e a experiência turística: o caso de um destino patrimônio da cultural da humanidade na região Nordeste do Brasil. Marketing and Tourism Review, 4(2), 1-33. LinkVargas-Sánchez, A. (2017). Exploring the concept of smart tourist destination. Enlightening Tourism - A Pathmaking Journal, 6(2), 178-196. LinkVieira, R., & Morastoni, R. (2013). Qualidade das calçadas na cidade de Camboriú/SC: em busca da acessibilidade e mobilidade sustentável para área turística. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 7(2), 239-259. LinkW3C. (2014). Web Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0. Link PROCESSO EDITORIALRecebido: 7 JAN 20; Aceito: 20 NOV 20