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LAZER E TURISMO: NOVAS CENTRALIDADES DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
 
     LAZER E TURISMO: NOVAS CENTRALIDADES DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
     LEISURE AND TOURISM: NEW CENTRALITIES OF CONTEMPORARY SOCIETY
     OCIO Y TURISMO: NUEVAS CENTRALIDADES DE LA SOCIEDAD CONTEMPORÁNEA


Autor(es):
Coriolano, Luzia Neide
Vasconcelos, Fábio Perdigão


Periódico: Revista Brasileira de Estudos do Lazer

Fonte: Revista Brasileira de Estudos do Lazer; v. 1 n. 2 (2014): v.1, n.2, mai./ago. 2014 | Dossiê Lazer e Turismo; p.3-22

Palavras-chave:
Ócio. Lazer. Turismo. Comunidades. Centralidades. Sociedade flexível.


Resumo: O texto põe em evidência transformações da sociedade contemporânea, pós-moderna e flexível, em relação ao ócio, lazer e turismo. Mostra o ócio na Antiguidade como necessidade humana, realizado livremente intercalado ao trabalho, como atividade pessoal, criativa, voluntária, libertadora, essencial à realização do ser humano e, como a sociedade industrial, ao tornar o trabalho referência, cria o tempo livre e o lazer para recuperação da força de trabalho. A sociedade capitalista torna o trabalho alienação, forma de acumulação e exploração da força de trabalho, e transmuta ócio em lazer, turismo e consumo. Nega o ócio, transformando-o em negócio. Aborda a sociedade flexível que em meio aos serviços torna o lazer e turismo novas centralidades e apresenta dois eixos do turismo: o convencional e o comunitário mostrando contrapontos. O texto apresenta o lazer e o turismo humanizados na ótica de Milton Santos, em seguida, estabelece paralelo entre o turismo convencional e o turismo comunitário, pelo estudo de comunidades tradicionais. Analisa sujeitos sociais frente ao turismo, como o Estado que se contenta em normatizar e oferecer infraestrutura, empresas que são cobradas na responsabilidade social e ambiental e as comunidades que inventam forma alternativa de fazer turismo.