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Qualidade em Restaurantes de Alta Gastronomia em São Paulo-SP: Proposta de Modelo de Avaliação com Base no Guia Michelin / Quality in High Gastronomy Restaurants in São Paulo-SP: Proposal for Evaluation Model Based on Michelin Guide
 
     Qualidade em Restaurantes de Alta Gastronomia em São Paulo-SP: Proposta de Modelo de Avaliação com Base no Guia Michelin / Quality in High Gastronomy Restaurants in São Paulo-SP: Proposal for Evaluation Model Based on Michelin Guide
     
     


Autor(es):
Pontes, Mara Lúcia
Moretti, Sérgio Luiz do Amaral
Carvalho, Luiz Gonzaga Assumpção


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 11, n. 3 (2019): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Turismo, Gastronomia; Gastronomia. Gastronomy. Restaurantes. Restaurants. Guia Michelin. Michelin Guide. Indicadores de Desempenho. Performance Indicators. São Paulo-SP, Brazil.


Resumo: RESUMOApesar de bastante procurado pelo público com renda para tal, pouco se conhece sobre os critérios de avaliação recomendados pelos guias especializados. Entre eles, o mais conhecido e prestigiado é o Guia Michelin. O objetivo do presente artigo é o de avaliar a qualidade de restaurantes estrelados pelo Guia Michelin em São Paulo-SP, com base em critérios aceitos por acadêmicos e profissionais de Gastronomia. Como objetivos destacam-se, ainda: desenvolver um roteiro de Indicadores-chave de desempenho com base na literatura; avaliar uma amostra de restaurantes estrelados pelo Guia Michelin por meio do roteiro previamente desenvolvido; comparar os resultados desta avaliação com a realizada pelo Guia. Com base na literatura e no Guia Michelin foi desenvolvido um roteiro exclusivo e inédito para esta pesquisa. Os principais resultados mostraram que os critérios utilizados pelo Guia Michelin não são exclusivos e podem ser diretamente relacionados com aqueles da literatura. O estudo possibilitou a criação e validação de um novo modelo de avaliação de qualidade e pode ser transformada em instrumento para prosseguimento da pesquisa.PALAVRAS-CHAVEGastronomia. Restaurantes. Guia Michelin. Indicadores de Desempenho. São Paulo-SP, Brasil. ABSTRACTHigh-end restaurants are highly sought by the public with income, it’s known very little about the recommended evaluation criteria by the specialized guides. The best known and most prestigious among them is the Michelin Guide. The objective of the article is to evaluate the quality of Michelin starred restaurants in São Paulo based on criteria accepted by the academics and professionals of Gastronomy. Others objectives included: developing a road map of Key Performance Indicators based on the literature; evaluate a sample of restaurants starred by the Michelin Guide through the previously developed itinerary; compare the results of this evaluation with the one carried out by the Guide. Based on the literature and the Michelin Guide, an exclusive and unprecedented road map was developed for this research. The main results showed that the criteria used by the Michelin Guide are not exclusive and can be directly related to those in the literature, and the study allowed the creation and validation of a new quality evaluation model and can be transformed into an instrument for future research.KEYWORDSGastronomy. Restaurants. Michelin Guide. Performance Indicators. São Paulo-SP, Brazil. AUTORIAMara Lúcia Pontes – Mestra. Professora no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo, SP., Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6148702313983421 . E-mail: maralucia.m.pontes@gmail.comSérgio Luiz do Amaral Moretti – Doutor.  Professor na Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil. Currículo: http://orcid.org/0000-0002-9457-6064 ; http://lattes.cnpq.br/1686957518540720.  E-mail: sergiomoretti@uol.com.brLuiz Gonzaga Assumpção Carvalho – Mestre.  Professor na Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP., Brasil. Currículo:  http://lattes.cnpq.br/0686651121592895 E-mail: profluizcarvalho@uol.com.br REFERÊNCIASABIA - Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos (2016). Relatório anual: 2016. LinkAkel, G. M.; Gândara, J. M. G. & Brea, J. A. F. (2012). Métricas da qualidade da experiência do consumidor de bares e restaurantes: uma revisão comparada. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 4(3), 440-454. LinkAnderson, E. W.; Fornell, C. & Lehmann, D. R. (1994). Customer satisfaction, market share, and profitability: Findings from Sweden. The Journal of Marketing, 58(3), 53-66. LinkAndrade, E. P.; Sartori, I. & Embiruçu, M. (2015). Avaliação de desempenho por indicadores-chave de desempenho, benchmarking e scorecard. Cadernos de Prospecção, 8(3), 502-515. 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Link PROCESSO EDITORIALRecebido: 27 MAR 18; Avaliado: MAI-SET; Aceito: 25 MAI 19