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USOS E PRÁTICAS DO LAZER E DOS TEMPOS LIVRES: DO CONSUMO À PROCURA PELA FELICIDADE
 
     USOS E PRÁTICAS DO LAZER E DOS TEMPOS LIVRES: DO CONSUMO À PROCURA PELA FELICIDADE
     USES AND PRACTICES OF LEISURE AND FREE TIME: THE CONSUMPTION AND THE SEARCH FOR HAPPINESS
     USOS Y PRÁCTICAS DE OCIO Y TIEMPO LIBRE: EL CONSUMO Y LA BÚSQUEDA DE LA FELICIDAD


Autor(es):
Figueiredo, Silvio Lima
Saré, Larissa Latif Plácido


Periódico: Revista Brasileira de Estudos do Lazer

Fonte: Revista Brasileira de Estudos do Lazer; v. 1 n. 3 (2014): v. 1, n. 3, set./dez. 2014 | Dossiê Lazer e Meio Ambiente; p.148-164

Palavras-chave:
Lazer; Ócio; Práticas sociais; Sociedade de consumo.


Resumo: O texto apresenta um debate sobre a gênese do conceito de lazer e as principais concepções do ócio nas sociedades humanas. A perspectiva é apresentar os sentidos e concepções da ideia de lazer. É possível perceber que o campo dos estudos do lazer alicerça-se na valorização de práticas que não podem mais ser ignoradas pela ciência normal, as práticas laterais, periféricas, sem importância para o sistema produtivo ou mesmo contraditórias a esse mesmo sistema. São os sentidos de lazer por meio dos conceitos de práticas relacionadas à dicotomia trabalho-lazer, apresentando as ideias iniciais para compreensão da genealogia do conceito e os novos posicionamentos do campo na atualidade. Para isso, são usados os conceitos de caráter social de David Riesman, habitus, de Pierre Bourdieu e dépense, de Georges Bataille.