Publicações de Turismo
Nova busca:        


“POSSÍVEIS” ESPAÇOS DE LAZER DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ: OS HIATOS ENTRE DISCURSOS, PLANEJAMENTO E USOS
 
     “POSSÍVEIS” ESPAÇOS DE LAZER DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ: OS HIATOS ENTRE DISCURSOS, PLANEJAMENTO E USOS
     'POSSIBLE' RECREATIONAL AREAS ON STATE COLLEGE OF PARANÁ: THE GAPS BETWEEN THE SPEECHES, PLANNING AND USES
     'POSIBLES' ÁREAS RECREATIVAS DEL COLEGIO ESTATAL DEL PARANÁ: BRECHAS ENTRE LOS DISCURSOS, PLANIFICACIÓN Y USOS


Autor(es):
Fonseca, Fernando Richardi da
Rechia, Simone
Moro, Luize


Periódico: Revista Brasileira de Estudos do Lazer

Fonte: Revista Brasileira de Estudos do Lazer; v. 2 n. 2 (2015): v. 2, n. 2, mai./ago. 2015 | Dossiê Associações e Centros de Estudos sobre o lazer - Parte II; p.78-98

Palavras-chave:
Lazer; escola; espaço


Resumo: Este trabalho partiu da problemática em torno dos discursos, planejamento e formas de utilização, mais especificamente, aquelas situadas no âmbito do tempo/espaço do lazer nos diversos espaços de um colégio público. Para esta pesquisa foram adotadas quatro etapas: Mapeamento dos espaços ao ar livre do colégio; Pesquisa em documentos atuais, visando a identificação do planejamento e da organização dos espaços; Observação visual e descrição dos espaços e das formas de uso e apropriação pelos membros da comunidade escolar, localizando possibilidades e  experiências no âmbito do lazer e; Entrevistas semiestruturadas com membros da comunidade escolar, visando identificar as formas de compreensão dos espaços e da relação entre o fenômeno do lazer e a escola. Por meio de uma triangulação entre as informações obtidas foram identificadas e analisadas convergências e divergências. Os resultados desta pesquisa demonstraram que, no colégio pesquisado, os espaços ao ar livre não tinham o mesmo cuidado, nem eram considerados potencialmente educativos como os demais espaços localizados internamente. A concepção de que a escola é um local destinado apenas ou prioritariamente ao trabalho, relegando muitas das vezes o lazer a segundo plano ou às experiências vividas fora dos tempos/espaços escolares se faz presente com força no ambiente escolar.