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GRUPO DE ESTUDOS SOCIOCULTURAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA (GESEF): UMA TRAJETÓRIA MEIO-BIOGRÁFICA EM DIÁLOGO COM ESTUDOS DO LAZER
 
     GRUPO DE ESTUDOS SOCIOCULTURAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA (GESEF): UMA TRAJETÓRIA MEIO-BIOGRÁFICA EM DIÁLOGO COM ESTUDOS DO LAZER
     SOCIO-CULTURAL STUDY GROUP IN PHYSICAL EDUCATION (GESEF): A SEMI-BIOGRAPHICAL TRAJECTORY IN DIALOGUE WITH LEISURE STUDIES
     GRUPO DE ESTUDIOS SOCIOCULTURALES EN EDUCACIÓN FÍSICA (GESEF): UNA TRAYECTORIA SEMIBIOGRÁFICA EN DIÁLOGO CON ESTUDIOS DEL OCIO


Autor(es):
Stigger, Marco Paulo


Periódico: Revista Brasileira de Estudos do Lazer

Fonte: Revista Brasileira de Estudos do Lazer; v. 2 n. 3 (2015): v. 2, n. 3, set./dez. 2015 | Dossiê Lazer e Esporte; p.35-48

Palavras-chave:
Lazer; Etnografia; Diversidade; Cultura.


Resumo: O trabalho, procurando dialogar com a produção relacionada ao esporte e ao lazer, descreve e analisa a trajetória do Grupo de Estudos Socioculturais em Educação Física (GESEF), sobretudo com base nas suas investigações etnográficas. São apresentados retratos de caminhos investigativos não planejados, desenvolvidos na interface com a Antropologia. Tais retratos de trabalhos evidenciam pontos de reflexões e contribuições em diferentes frentes: compreensão das práticas de esporte como cultura compartilhada em grupos, isso para além das faltas e privilegiando as apropriações nos contextos de lazeres urbanos, constituídos por pessoas comuns; compreensão das práticas de diversão, entre elas as brincadeiras e as esportivas, como espaços de disputas e de negociações não dissociadas da vida cotidiana e, portanto, como universos educativos significativos e imersos em relações de poder; compreensão da polifonia de interesses que permeiam as práticas esportivas, sobretudo aqueles que coexistem ‘no lazer’, mesmo que pareçam, num primeiro olhar, antagônicos ou ambíguos, dificultando as classificações e entendimentos a priori; e compreensão das experiências de esporte e de lazer na vida dos atores sociais em ação, como questões sociais que se articulam com a política, com a educação, com a violência, com o trabalho. Por fim, o texto enfatiza que não se trata de propor um fechamento das discussões, mas de trazer elementos que possam colaborar na compreensão, tendo em vista, especialmente, a intervenção nesses campos do esporte e do lazer.