Publicações de Turismo
Nova busca:        


ENTRE O TRADICIONAL E O ELETRÔNICO: SIGNIFICADOS DO BRINCAR PARA CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PIRACICABA-SP.
 
     ENTRE O TRADICIONAL E O ELETRÔNICO: SIGNIFICADOS DO BRINCAR PARA CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PIRACICABA-SP.
     BETWEEN TRADITIONAL AND ELECTRONIC: PLAY THE MEANING FOR CHILDREN OF A PUBLIC SCHOOL OF PIRACICABA-SP
     ENTRE EL TRADICIONAL Y EL ELECTRÓNICO: SIGNIFICADOS DE LOS JUEGOS PARA LOS NIÑOS DE UMA ESCUELA PÚBLICA DE PIRACICABA-SP


Autor(es):
Fernandes e Fernandes, Benecta Patrícia
Martins, Ida Carneiro
Souza, Adalberto dos Santos
Lopes da Silva, Cinthia


Periódico: Revista Brasileira de Estudos do Lazer

Fonte: Revista Brasileira de Estudos do Lazer; v. 3 n. 2 (2016): v. 3, n. 2, mai./ago. 2016 | Dossiê Lazer e Cinema; p.74-96

Palavras-chave:
Atividades de lazer; Jogos e brinquedos; Jogos de video; Cultura.


Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar os jogos e brincadeiras tradicionais e eletrônicas, assim como os significados do brincar para crianças de uma escola pública de Piracicaba-SP. Quando se trata do brincar há uma tendência a se valorizar os jogos e brincadeiras tradicionais em detrimento dos jogos e brincadeiras eletrônicos, isso devido ao fato de que, no segundo caso, o brincar ocorre mediado pela tecnologia. Foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo, caracterizando este estudo como qualitativo. A pesquisa de campo foi realizada junto a crianças de 9 a 10 anos de uma escola pública de Piracicaba-SP. A técnica utilizada foi a entrevista semiestruturada. A análise dos dados das entrevistas foi baseada nos princípios antropológicos e no referencial sociocultural. Os resultados indicaram que as crianças investigadas brincam tanto dos jogos e brincadeiras tradicionais como eletrônicos. Os jogos eletrônicos possuem também tradição. O brincar para essas crianças investigadas está relacionado a um ato coletivo, a aprender coisas novas e também em sentido compensatório das atividades cotidianas.