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JOGO TEATRAL: O “CLOWNEAR” COMO POSSIBILIDADE DE EXPERIÊNCIA DE ÓCIO NA VELHICE
 
     JOGO TEATRAL: O “CLOWNEAR” COMO POSSIBILIDADE DE EXPERIÊNCIA DE ÓCIO NA VELHICE
     THEATRICAL PLAY: THE “CLOWNEAR” AS A POSSIBILITY OF IDLENESS EXPERIENCE IN OLD AGE
     JUEGO TEATRAL: EL “CLOWNEAR” COMO POSIBILIDAD DE OCIO EN LA VEJEZ


Autor(es):
Santos, Kleber José dos
Moreira, Gillian Grace Owen
Martins, José Clerton de Oliveira


Periódico: Revista Brasileira de Estudos do Lazer

Fonte: Revista Brasileira de Estudos do Lazer; v. 4 n. 1 (2017): v. 4, n. 1, jan./abr. 2017 | Dossiê Equipamentos de Lazer; p.104-120

Palavras-chave:
Velhice; Ócio; Jogo Teatral; Clown.


Resumo: Na contemporaneidade, quando vivemos o fenômeno da longevidade, refletir sobre velhice e vida com qualidade é, de certo modo, “refletir sobre uma população que deve encontrar uma forma de realização no ócio, ou, em todo caso, sobre um tempo que é socialmente considerado como tempo de ócio” (CUENCA, 2009, p. 243). O artigo, ora proposto, visa apresentar parte de uma investigação empírica desenvolvida no âmbito dos Estudos Culturais – O “clownear” enquanto experiência lúdico-criativa potencializadora da vida na velhice – que teve como objetivo: verificar de que forma um processo de criação do clown aplicado com idosos pode possibilitar bem-estar e vida com qualidade. Nesta investigação o nosso desafio consistiu em criarmos um espaço/tempo de vivências prazerosas, satisfatórias e divertidas, voltado para a recriação de valores essenciais para uma velhice com qualidade, como a liberdade, a autonomia, a autoaceitação, a autoestima, o autoconhecimento, a autoexpressão e a autorealização, onde os componentes físico, mental, social e cultural abrangem todos os domínios de satisfação e de realização pessoal. Valores estes, que apontam para o ócio e para as reivindicações urgentes e próprias da velhice, tais como: a subjetividade, a interação social, a saúde, a eficácia cognitiva, o bem-estar e a satisfação com a vida.