Publicações de Turismo
Nova busca:        


O PROCESSO DE MERCANTILIZAÇÃO DO TORCER EM BELO HORIZONTE: REFLEXÕES A PARTIR DE UM PROGRAMA DE SÓCIO TORCEDOR
 
     O PROCESSO DE MERCANTILIZAÇÃO DO TORCER EM BELO HORIZONTE: REFLEXÕES A PARTIR DE UM PROGRAMA DE SÓCIO TORCEDOR
     THE COMODIFICATION OF SUPPORT PROCESS IN BELO HORIZONTE: REFLEXIONS STARTED FAN MEMBERSHIP PROGRAM
     EL PROCESSO DE MERCANTILIZACIÓN DEL HINCHAR EN BELO HORIZONTE: REFLEXIONES A PARTIR DE UM PROGRAMA DE SÓCIO HINCHA


Autor(es):
Santana, Thiago José Silva
Silva, Silvio Ricardo da


Periódico: Revista Brasileira de Estudos do Lazer

Fonte: Revista Brasileira de Estudos do Lazer; v. 5 n. 2 (2018): v. 5, n. 2, mai./ago. 2018 | Dossiê Lazer e Saúde; p.124-142

Palavras-chave:
Futebol; Torcida; Programas de sócio torcedor; Mercantilização do torcer


Resumo: Objetivamos discutir o processo de mercantilização do torcer a partir de um programa de sócio torcedor e as consequências do mesmo na relação do torcedor com o referido programa e com o clube. Foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas com os torcedores (as), além das consultas às leis e documentos afins ao tema da pesquisa. Os resultados mostraram um perfil dos torcedores com potencial de consumo de serviços. Além disso, a compreensão da relação do clube com a sua torcida está orientada sob uma lógica empresarial.  O modelo de conexão com o torcedor teve como referência o processo de mercantilização do torcer estabelecido em outros países e que está sendo desenvolvido no Brasil com a colaboração do clube, da torcida e de outros agentes do campo esportivo.