Publicações de Turismo
Nova busca:        


Lazer e Consumo: Uma Análise a Partir da Indústria do Entretenimento
 
     Lazer e Consumo: Uma Análise a Partir da Indústria do Entretenimento
     Leisure and Consumption: An Analysis from the Entertainment Industry
     Ocio y Consumo: Un análisis de la industria del entretenimiento


Autor(es):
Pessoa, Vitor Lucas de Faria


Periódico: Revista Brasileira de Estudos do Lazer

Fonte: Revista Brasileira de Estudos do Lazer; v. 6 n. 1 (2019): Revista Brasileira de Estudos do Lazer - RBEL

Palavras-chave:


Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre lazer e consumo a partir da indústria do entretenimento, buscando ressaltar o protagonismo do sujeito na dialética que se estabelece entre o mercado e o produto cultural. Notadamente o conceito de Indústria Cultual impactou sobremaneira os teóricos do campo lazer no Brasil fazendo com que a associação entre lazer e consumo fosse entendida em larga medida através de um viés de alienação e passividade. Alguns exemplos são mobilizados no intuito de propor uma quebra de paradigma ao deslocar o foco da análise para o caráter subjetivo da experiência, dessa forma buscamos ressaltar a importância de compreendermos o fenômeno do lazer enquanto uma experiência social e historicamente situada. Conclui-se que a apropriação que os sujeitos fazem dos produtos culturais é que determina em última instância seu grau de abstração.      Palavras Chave: Lazer. Consumo. Indústria Cultural.