Publicações de Turismo
Nova busca:        


O que Atrai o Turista? Gestão da Competitividade de Destinos a Partir de Atrações e da Atratividade Turística.
 
     O que Atrai o Turista? Gestão da Competitividade de Destinos a Partir de Atrações e da Atratividade Turística.
     
     


Autor(es):
Coelho, Mariana de Freitas


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 7, n. 4 (2015): DOSSIÊ COMPETITIVIDADE DAS DESTINAÇÕES TURÍSTICAS

Palavras-chave:
Turismo Administração; Turismo. Gestão. Atrativo. Atratividade. Marketing de destinos turísticos


Resumo: Este ensaio remete à reflexão teórica de temas chave quando se trata da competitividade de destinos turísticos, a saber, as atrações turísticas e a atratividade do destino. O artigo tem como objetivo realizar revisão de literatura sobre o que atrairia um turista a um determinado destino. Para tanto, são expostas as diferenças entre atrativo e a atratividade turística, em termos de conceitos, classificações das primeiras e formas de mensuração da última. Também foram identificadas ferramentas estratégicas para a gestão de destinos turísticos com base em seus atrativos e elementos de atratividade. Deste modo, sugere-se que os gestores e stakeholders de destinos busquem a competitividade local por meio de três etapas: (1) Identificação e classificação dos atrativos, determinando quais e como serão trabalhados para os turistas; (2) Mensuração da atratividade do destino turístico; (3) Utilização de ferramentas de gestão do destino de maneira holística e coesa. Portanto, este artigo aborda a competitividade aliada à atratividade dos destinos sob o enfoque dos turistas e dos stakeholders. Assim, abre-se espaço para pesquisas futuras e implicações gerenciais ao apontar teorias para a geração de competitividade a partir da gestão de atrativos turísticos locais e da atratividade percebida pelos interessados na atividade. Palavras Chave: Turismo. Atrativo. Atratividade. Gestão. Marketing de Destino Turístico. Abstract What Attracts Tourists? Destinations Competitiveness Management through Tourism Attractions and Attractiveness - This theoretical paper refers to the reflection of key issues for tourist destinations competitiveness, namely the tourist attractions and the destination attractiveness. The paper aims to conduct a literature review on what attracts a tourist to a destination. Therefore, concepts are presented to expose the differences between the attractions and tourist attractiveness; as well as assortment of the first and measuring proposals of the latter. Also, strategic tools were identified in order to contribute to destinations’ management. Thus, it is suggested that managers and stakeholders seek local competitiveness through three major steps: (1) Identify and assort attractions, determining those and how they will be developed on a tourism basis; (2) Measure the attractiveness of the tourist destination; (3) Use management tools with an holistic and cohesive perspective. Therefore, this paper reinforces competitiveness associated to destination attractiveness from the standpoint of tourists and stakeholders. Thus, unfolds possibilities for future research and managerial implications by pointing theories to generate competitiveness through the management of both the local tourist attractions and the tourists and stakeholders’ perceived attractiveness. Keywords: Tourism. Attractions. Attractiveness. Management. Tourism Marketing.