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Políticas Públicas de Financiamento de pesquisas: a participação das mulheres no âmbito dos Estudos do Lazer e do Esporte
 
     Políticas Públicas de Financiamento de pesquisas: a participação das mulheres no âmbito dos Estudos do Lazer e do Esporte
     Research Funding Public Policies: A Women's Participation in Leisure and Sport Studies
      Financiacimiento de la investigación políticas públicas: la participación de las mujeres en los estudios del ocio y deporte


Autor(es):
Elias Polo, Maria Clara
Tavares, Giselle Helena


Periódico: Revista Brasileira de Estudos do Lazer

Fonte: Revista Brasileira de Estudos do Lazer; v. 6 n. 2 (2019): Revista Brasileira de Estudos do Lazer - RBEL; 56-71

Palavras-chave:


Resumo: Este estudo objetivou analisar a participação de mulheres em projetos aprovados nos Editais Universal CNPq e Fapemig no âmbito dos Estudos do Lazer e do Esporte no período de 2010 a 2016. Este é um estudo qualitativo, desenvolvido por meio de pesquisa documental. Foram analisados os projetos aprovados na Chamada Universal com status deferido. Para coleta de dados foram solicitados os dados no período de 2010 a 2016, na plataforma de Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). Os projetos foram selecionados por meio do filtro de gênero e com as palavras-chave “Lazer”; “Esporte”, “Desporto; “Esportiva(o)”. Para garantir a qualidade metodológica, realizou-se a replicação do processo por duas pesquisadoras, com base no Search Protocol. Como resultados, 143 projetos são de autoria masculina e 65 de autoria feminina na soma das duas áreas. Com relação aos projetos com o termo “Lazer”, foram encontrados 17 projetos de pesquisadoras e 19 de pesquisadores. São 80 projetos aprovados para homens com o tema “Esporte”, e apenas 22 aprovados redigidos por pesquisadoras. Considerando as desigualdades de gênero na sociedade, bem como, na Academia, torna-se necessário pensar em políticas de incentivo para estimular e garantir a participação mais igualitária entre pesquisadoras e pesquisadores, nas diferentes áreas de conhecimento.